Em Janeiro de 2010 fiz um post sobre O livro “O Tigre Branco”. Hoje faço um sobre o filme baseado naquele livro, que teve estreia recente na Netflix.
É uma história na Índia, um dos BRICS (Brazil, Russia, India, China, e South Africa), país com 1366 milhões de habitantes, com múltiplas etnias e crenças, onde o conceito das castas ainda prevalece e onde muitas multinacionais que ali se estabeleceram, acentuaram a já intensa desigualdade social.
É uma história sobre a pobreza e sobre a riqueza. Uma história que o livro conta muito melhor que o filme.
Qualquer modo de ver a realidade é necessariamente limitado. Estas são algumas das histórias que definem o meu olhar.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
Confinado
Na "linha de trás", a ouvir nas notícias as dificuldades de quem não teve sorte e as queixas de quem faz prova de vida para receber os benefícios que o Destino lhe concedeu, dou graças por não estar na "linha da frente" onde estive mais de 40 anos.
Passadas as Trumpalhadas e na obrigação de ficar em casa, face ao acentuado crescimento de Covid em Portugal, viro-me para os trabalhos manuais, que a passarada também precisa de atenção.
Hoje, estes paus destinados à lareira, foram para duas residências, que o Inverno anda frio e manda que em janeiro sete casacos e um sombreiro. Amanhã virão outros, já que os comedores ainda não têm plano de confecção.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
Razões
... mas há razões. Se as procurarmos encontramo-las sempre. Razões para explicar qualquer coisa nunca faltaram, mesmo não sendo as certas. São os tempos que mudam, são os velhos que em cada hora envelhecem um dia, é o trabalho que deixou de ser o que havia sido, e nós que só podemos ser o que fomos, de repente percebemos que já não somos necessários no mundo, se é que alguma vez o tínhamos sido antes, mas acreditar que o éramos parecia bastante, parecia suficiente, e era de certa maneira eterno pelo tempo que a vida durasse, que é isso a eternidade, nada mais que isso.
...
in "A Caverna" de José Saramago