segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Biografia 1





Não vejo porque não falar dele, embora fosse igual a tantos outros.

Era baixo, de pescoço curto e entroncado, de poucas falas, atento ás pequenas oportunidades, camuflado no meio da cidade.

No trabalho entrava e saía a horas e só se sabia que era ele o Director, porque, de vez em quando, dava seguimento a uma qualquer ordem que lhe transmitiam.

Trabalhou até ao dia da reforma aos 70 anos, sem se furtar ao Serviço de Urgência. Manteve o Consultório e uma consulta no Centro de Saúde até adoecer com a doença que o havia de matar.

Ia sempre que o chamavam fosse noite, domingo ou dia Santo e até quando a família estava com os dois pés para o passeio.

“ Fazia o que tinha que fazer!” e, não sendo particularmente arguto, sabia refugiar-se na ambiguidade.

Formara-se no Porto em 1948 e, de imediato, voltara à cidade natal, onde fez de tudo um pouco, desde ajudante de cirurgia a perito médico-legal. Ancorou-se ao Hospital da Misericórdia e mais tarde, ao Hospital Distrital, como Especialista, após um esquisso curricular lhe ter dado o título “por consenso”.

Era filho de um Sargento do Exército e neto de um Juiz da Comarca e, talvez por isso, o arrevesado do seu nome, para nunca sofrer, por erro de identificação, as consequências de actos não praticados.

Tomou-se de amores por uma operária fabril, com uns olhos verdes quinze anos mais novos. Casou nove anos depois, a contragosto da família. Teve 4 filhos e formou-os.

Era poupado, coleccionava selos, tinha horta em casa e chegou a vender do que produziu.

Diziam que, de binóculos, espiava os namorados nas praias da região. Isso eram as más línguas.

Nasceu em 8/4/1924, morreu em 25/4/2001
Paz à sua alma!

3 comentários:

  1. Albidalino Almerindo Dulcínio Artur Ferreira Pinto da Cunha - foi director do Serviço de Medicina do Hospital Distrital de Viana do Castelo

    ResponderEliminar
  2. O irmão que foi Oftalmologiasta, chamava-se Abeldizindo António Filrozeno Osvalindo Ferreira Pinto da Cunha

    ResponderEliminar
  3. Outros irmãos:
    Aldorindo Alexis Filinto Ilídio Pinto da Cunha
    Eudília Deolentina Pinto da Cunha
    Maria Zita Ernestina Pinto da Cunha
    Alcídio Adalberto Pinto da Cunha
    Albicindo Aldino Olgarindo Pinto da Cunha

    ResponderEliminar