sábado, 28 de fevereiro de 2009

A lógica das Castas


Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, pois ele só se pode casar com pessoas do seu próprio grupo.
Originalmente, na Índia, as castas eram apenas quatro: os brâmanes (religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixas (camponeses, artesãos e comerciantes) e os sudras (escravos). À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta (categorizados abaixo dos escravos), considerados intocáveis, até pelos escravos, para não serem "amaldiçoados".
Os Hindus acreditam que todos os indivíduos acumulam karma durante uma vida. As boas acções geram bom karma, e más acções criam karma negativo. Acreditam na reencarnação e que um bom karma garante, numa vida futura, uma posição mais alta no sistema de castas.
Depois de sucessivas reencarnações e progressiva melhoria espiritual, é possível a salvação. A alma individual integra-se na alma universal ou deus, e deixa de ter de suportar o sofrimento da existência terrena.
Foi por ter mau karma numa vida anterior que se nasceu numa casta inferior e, como tal, deve-se ser humilde e aceitar essa condição, para que na próxima reencarnação ...

Sem comentários:

Enviar um comentário