Qualquer modo de ver a realidade é necessariamente limitado. Estas são algumas das histórias que definem o meu olhar.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Hortas Urbanas
Sempre ouvi os insensatos, menosprezarem quem, fruto de estudo e alguma visão, faz propostas contra a corrente do pensamento da maioria.
O Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, nestes últimos 30 anos, tem sido alvo da "condescendência ignorante" de muitos de nós, na sua luta em defesa das Hortas Urbana.
Horta urbana é um pequeno lote de terreno (excluem-se os quintais contíguos às habitações) alugado a particulares para a cultura de legumes, frutos ou flores, em áreas urbanas ou periurbanas. É um equipamento comunitário que dá à cidade um espaço de interacção social e que lhe aumenta a qualidade ambiental. É uma infra-estrutura com custos reduzidos, grande potencial de retorno na vida económica das famílias e um factor importante no combate à exclusão de desempregados, idosos e pessoas com deficiência.
Os jardineiros individuais organizam-se em associações, que arrendam a terra a um proprietário, que pode ser uma entidade pública, privada ou eclesiástica, e que geralmente determina que seja usado somente para jardinagem
Em muitas cidades, por essa Europa fora, há lotes que se arrendam ou que as edilidades cedem para jardinagem não-profissional. O tamanho das parcelas, varia entre 50 e 400 metros quadrados, e muitas vezes os lotes incluem um coberto para ferramentas e abrigo.
Em Guimarães a Horta Pedagógica , tem tido muito sucesso. Em Lisboa já há gente nos Parques Hortícolas.
Na Holanda há 240.000 pequenas Hortas Urbanas, mas começaram em 1838.
Vamos lá a ver se a "crise" nos põe no bom caminho, nos faz voltar aos terrenos abandonados e deixarmos de os ter à espera de um bom negócio com alguém que queira lá pôr uma casinha.
ola!!estou maravilhado com esta explanação tao detalhada de uma coisa tao simples mas de tanta interatividade que ninguém consegue dimensurar a importância para socialização que este tipo de projeto e capas de alcançar.eu ouvi sem querer na voz do brasil(19 hs)e nunca mais esqueci "horta urbana".e novamente sem querer,estou pesquisando fotos para meu projeto horta urbana e entrei no seu "blogger" e ja imprimi sua foto....e adorei suas palavras. adoraria manter contatos frequentes para troca de ideias.abcs
ResponderEliminarclaudiorosasoares@hotmail.com
ola!!! a partir de agora..sou blogueiro. que coisa....mais uma rede social para, espero ser de assuntos de importância social, não pessoal. fiquem a vontade....
ResponderEliminar