domingo, 24 de maio de 2015

Violência no Futebol



Embora veja alguns jogos na TV, não penso vê-los ao vivo, pelo temor que tenho por ajuntamentos de “adeptos”, sejam eles de clubes de futebol ou de facções políticas ou religiosas. Antevejo-lhes comportamentos imprevisíveis, significativamente diferentes do que cada elemento tomaria. Há anos que entendo o enxame como um animal “disperso” e desvalorizo as abelhas.
Custa-me admitir que 25 pessoas a correr atrás de uma bola, num rectângulo de 90 metros de largura por 120 de comprimento, possam levar um cidadão civilizado a comportamentos marginais, ao ponto de pôr em risco a vida de centenas de pessoas e que para o evitar seja necessário mobilizar grandes recursos públicos.

Os recentes casos de Guimarães e Lisboa, associados à vitória do Benfica no Campeonato, dão que pensar, principalmente quando a política e o futebol andam tão associados como neste país autoproclamado do primeiro mundo.
Mas o mais triste é ver a comunicação social triturar (e o Marques Mendes, do alto da sua cátedra, apelidar de “brutamontes”), um desgraçado de um polícia que se descontrolou, depois de muitas horas a fio a conter esse animal feroz. Oh Mendes! Gostava de ver ali o teu “31 de boca”!

Eu reconheço que, quando me puseram em situações que excediam larga e demoradamente a minha capacidade e recursos, nem sempre optei pelas melhores soluções e que feri quem não merecia, só porque estava ali no minuto errado.
Por isso, mesmo sem conhecer o dito polícia e sem saber o despertou aquela ira desmesurada, considero a bastonada um “efeito lateral” e, como não houve mortos nem feridos graves, proponho a resolução do caso com um simples pedido de desculpas, seguidos de um copo de verde a acompanhar uma broa com chouriço de S. Lourenço da Montaria, tomados ao balcão de qualquer tasca da região, já que essa coisa dos inquéritos, processos e tretas só nos vai mostrar gente em bicos de pés, que não irá actuar sobre a essência do problema, que está na alienação pelo futebol - o tal "pão e circo" - política dos antigos romanos, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a sua insatisfação com os governantes.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conselho a um jovem indeciso

(clique na imagem para a aumentar)

Tivesse eu vinte e oito anos e, nem que me desunhasse, havia de arranjar pedra para pôr naquela grade. "T'agaranto"! Nem os seus 90 x 60 x 90 me iriam inibir, quanto mais os 9cm de tacão onde ela faz questão. Do alto do meu metro e sessenta e cinco, havia de a olhar de cima, mostrando-me capaz de oitos e pernas de noves, até a derrear por completo.
Ouve o que te digo e corre, antes que te vejas de joelhos, tão frágil, que só te reste vida no rasto da sua esteira.
Vai sem medos. Sê leal, contem-te e dá-lhe linha para ela ler nos teus gestos a verdade que te falta nas palavras. Procura a vida eterna dentro dela, e segura-te, que o mundo do depois é distinto de ventos e marés e terás que evitar escolhos e dar rumo à nau, que as tormentas são tão certas quanto a morte e os impostos.

Não olhes para o bolo que ela prende. Procura-lhe no braço a força que te falta e, se te sentires certo, não hesites e abre o peito!
Vai por mim! Que eu, sem ser barbeiro ou taxista, sei mais disto que o beato de Amarante.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Amarau

Conversa de Facebook que veio ter comigo e que só a meio entendi.
Aqui vai, com algumas correcções na pontuação e nos assentos, de modo a torná-la mais depressa inteligível. Por motivos óbvios a identidade dos intervenientes está suprimida.

Amarau: Aki estou a ser fudido por eles! Mesmo com as películas amolgadas, lá vai multa e obrigado a fazer vesturia especial. E carro aprendido...


Amigo 1: Mudou assim tanto a lei sobre as películas? Não sabia que era preciso de fazer a "inspeção" sobre isso.
Amigo 2: Ah pois! Não é só amolgalas. Também tem de ir ah inspeção.
Amigo 3: Tás fudido primo.
Amigo 4: Mas levaste multa pelo quê? Tinhas as peliculas no librete?
Amigo 5: Pelicula do pilar b para a frente é proibido, homolgado ou não!
Amigo 4: Mas ele não tem na frente. Pelo menos não parece...
Amigo 5: Pilar b é onde prende o cinto de segurança...
Amigo 4: Dahh! Eu sei. Vê a foto. Não parece ter pelicula no vidro de lado.
Amigo 3: Ele só não tem no da frente. Ai tem o vidro aberto.
Amigo 4: Até pode ter de lado, mas aberto não está de certeza, ... ou não vez as pingas da chuva no vidro.
Amigo 6: Tem em todos menos no da frente!!!
Amigo 3: Lol. Ele pelo menos, a pouco tempo tinha. Menos o da frente.
Amigo 4: Não sei. Já não o vejo algum tempo, mas que o vidro está fechado está. ... Mas por dentro fica mais claro pode ser por isso...
Amigo 6: Claro!
Amiga 1: Então?
Amigo 5: Foderam o Amarau...
Amigo 3: Então o quê, rapariga?
Amiga 1: Não estava a perceber. Mas já percebi. xD
Amigo 7: Nem homolgado? Então de que serve ter tudo no librete?
Amigo 8: Colega. Como é isso? Obrigam a ter tudo homolgado e depois multam? Eu também tenho. Onde apanhaste a multa? Abraços.
Amarau: Eu ia na recta da lutas. Eles passaram e vieram atrás de mim. ... O Moina sabia de tudo acerca de alterações de carros. É como vos digo! Sim! Tinha película almogada, sim! Mas parece que tinha uma colada por cima da outra e não atingia os trinta por cento de claridade. ... E prontos! Carro aprendido e 250 euros de multa...
Amarau: Eles andam a cata disso. Eles têm o material todo PA verificar.!!!! Boa sorte pessoal.!!!
Amarau: Eu tinha película nos seis e à frente é proibido. Nada impede de ter no livrete o cagativo. Quem manda é os cucos e é proibido por eles. Fuderam me bem! Chulos!
Amiga 2: Ui! Mesmo azar ..

domingo, 3 de maio de 2015

Dia da mãe


O marido será o chefe da mulher, ...
... . A mulher será a humilde cooperadora do marido na Criação,  ....