terça-feira, 24 de outubro de 2023

Josué



Pego na Bíblia. No Velho Testamento, vou directo ao “Livro de Josué”

Depois de Moisés ter morrido, o SENHOR disse a Josué “Prepara-te tu e todo o povo de Israel para atravessarem o rio Jordão e entrarem na terra que eu lhes vou dar. Hei-de dar-vos todos os lugares que os vossos pés pisarem, como prometi a Moisés! O vosso território irá desde o deserto até ao Líbano e até ao grande rio Eufrates, estendendo-se através das terras dos hititas, e desde as terras do nascer-do-sol até ao mar Mediterrâneo. Ninguém te poderá resistir, enquanto viveres. Eu estarei contigo. Tem coragem e firmeza porque hás-de conduzir este povo à posse da terra que eu prometi aos seus antepassados.

… e depois Josué meteu mãos à obra e os judeus levaram pela frente amorreus, perizeus, cananeus, hititas, guirgaseus, heveus e jebuseus.

«Consagraram a cidade [de Jericó] ao Senhor, destruindo no fio da espada homens, mulheres, jovens, velhos, bois, ovelhas e jumentos; todos os seres vivos que nela havia.» - Josué, 6. 13.

«Israel terminou de matar os habitantes de Ai no campo e no deserto, onde os tinha perseguido; eles morreram no fio da espada. Depois disso, todos os israelitas voltaram à cidade de Ai e mataram os que lá haviam ficado. Doze mil homens e mulheres caíram mortos naquele dia. Era toda a população de Ai» - Josué, 8. 24-25.

«Naquele dia Josué tomou Maquedá. Atacou a cidade e matou o seu rei à espada e exterminou todos os que nela viviam, sem deixar sobreviventes. E fez com o rei de Maquedá o que tinha feito com o rei de Jericó.» - Josué, 10. 28.

«O Senhor entregou Laquis nas mãos dos israelitas, e Josué tomou-a no dia seguinte. Atacou a cidade e matou à espada todos os que nela viviam, como tinha feito com Libna» - Josué, 10.32.

«Tomaram a cidade [de Hebron] e a feriram à espada, como também o seu rei, os seus povoados e todos os que nela viviam, sem deixar sobrevivente algum. Destruíram totalmente a cidade e todos os que nela viviam, como tinham feito com Eglom» - Josué, 10.37.

«Tomaram a cidade [de Debir], seu rei e seus povoados e os mataram à espada. Exterminaram os que nela viviam, sem deixar sobrevivente algum. Fizeram com Debir e seu rei o que tinham feito com Libna e seu rei e com He­brom - Josué, 10.39.

«Os israelitas tomaram posse de todos os despojos e dos animais dessas cidades, mas mataram todo o povo à espada, até exterminá-lo completamente, sem poupar ninguém» - Josué, 11.14.



E por aí afora…. Depois … distribuíram pelas diferentes tribos o território conquistado e até o que faltava conquistar, conforme as ordens que o SENHOR havia dado a Moisés, lembrando: “Não se misturem com esses povos que ainda continuam a viver no vosso meio!” e: “Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele voltar-se-á contra vós e destruir-vos-á!”

Segundo a Bíblia, Deus elegeu os Judeus, como o seu povo e prometeu-lhe terras. Segundo o Corão,  logo ali ao lado, vestiu-se de Alá e foi falar com Maomé para lhe dizer coisas diferentes.

Deus tem um fraco pelo Médio Oriente. O Filho também. No resto do Mundo tem sido a Nossa Senhora a andar de um lado para o outro, em aparições em lugares ermos, a dizer uns segredos a uma meia dúzia de crianças.


2 comentários:

Luís Moura disse...

Caro dr!
O trabalho ainda não foi acabado!
Passaram só 2023 anos!
Pena essa bíblia não ser lida nas missas.

capitão disse...

Luís: são mais de 3000 anos.