sexta-feira, 31 de março de 2023

Caos Calmo


Nasci sob a influência da cultura francesa mas cedo a cultura anglo-saxónica passou a liderar o meu pensamento. Primeiro na música e depois no modo de encarar o mundo. Nessa altura tinha pressa e os franceses demoravam a dizer o que os anglo-saxões diziam na primeira linha. Passei então a procurar o traço que definia a coisa, a palavra que definia o lugar, o tiro único que acertava no alvo, fosse ele doença, situação social ou desejo.
Puxei os técnicos para a minha área e afastei os romancistas para que eles não influenciassem o poeta russo que vivia e vive dentro de mim e, entre sucessos e insucessos, fui-me refugiando no pragmatismo.

A aposentação deu-me oportunidades e, à linha estreita do lápis, juntei a mancha da aguarela e ao caroço da coisa juntei a nuvem que lhe dá sentido e voltei aos romances e a deleitar-me com quem é capaz de escrever dez páginas para definir um momento e quatrocentas para rever dois meses de uma vida.

Sandro Veronesi nasceu em Florença em 1959. É considerado um dos mais importantes romancistas italianos dos últimos trinta anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vou tentar arranjar o livro
Fernando Gomes