domingo, 7 de fevereiro de 2021

Sibarita




No dicionário: relativo ou pertencente à antiga cidade de Sybaris ou pessoa que é dada à indolência, ao luxo e aos prazeres físicos.

Sybaris fundada em 720 (AEC - antes da Era Comum), foi uma cidade importante da “Grande Grécia”, o que os historiadores romanos chamavam às zonas costeiras do sul de Itália e da Sicília, onde os gregos haviam fundado colónias. Estava situada no Golfo de Taranto, no sul de Itália, entre os rios o Crati e o Coscile
Dispunha de grande riqueza, graças à terra fértil e ao seu movimentado porto, e os seus habitantes ficaram famosos entre os gregos pelo seu hedonismo, festas e excessos, pelo que o termo sibarita ficou sinónimo de quem vive na opulência, luxúria e na procura ostensiva de prazer. Para que o ruido não perturbasse a sua tranquilidade, proibiam dentro da cidade ferreiros e carpinteiros e também os galos. Para maior comodidade dos seus intermináveis banquetes inventaram os urinóis e as banheiras.

In 510 AEC a cidade foi conquistada pelos seus vizinhos e, segundo a lenda, “como haviam ensinado os seus cavalos a dançar ao som da flauta, tiveram de presenciar, impotentes, o avanço do inimigo enquanto as suas montadas dançavam ao som da música que aquele exército tocava”.
De acordo com o relato de Estrabão, os crotoniatas, uma vez tomada Sybaris, desviaram o curso do rio Cratis para a apagarem do mapa. As ruínas do que havia sido uma das cidades mais importantes do mundo grego, foram localizados na década de 1960, debaixo de quatro metros de depósitos aluviais.

Ficaram na História para exemplo de quem não se sabe moderar quando a sorte o bafeja e cai em desmesura, atraindo a desgraça.  

Ouvi pela primeira vez esta palavra da boca do meu avô paterno, quando na adolescência não seguia as suas sugestões, que só entendi a utilidade décadas depois, quando interiorizei os seguintes princípios da filosofia estoica: A virtude é o único bem e caminho para a felicidade; Devemos sempre priorizar o conhecimento e agir com a razão; O prazer é um inimigo do homem sábio; As atitudes têm mais valor que as palavras; Os sentimentos externos tornam o homem um ser irracional e não imparcial; Não se deve perguntar porque algo aconteceu e sim, aceitar sem reclamar, focando apenas no que pode ser modificado e controlado naquela situação; Agir de forma prudente e assumir a responsabilidade sobre os seus atos; Tudo ao nosso redor acontece de acordo com uma lei de causa e efeito; A vida e as circunstâncias não são idealizadas. O indivíduo precisa conviver e aceitar a sua vida da forma que ela é.



Sem comentários: