segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Carta aberta a Cristiano Ronaldo

 



Caro Ronaldo

Espero que esta carta te vá encontrar de boa saúde, que nós andamos, como sempre, à espera de melhores dias.

Cá pela terra vamos sabendo quase diariamente notícias tuas, ou não fosses tu uma referência deste bocado de terra à beira mar plantado. Eu, em particular, tenho tido tempo livre para te ver jogar em directo, na esperança de te ver voltar a ser quem eras dantes mas, desculpa dizer-to tão frontalmente, nem de longe nem de perto o fazes. Por jogo, tens um ou dois gestos que considero “razoáveis”, mas ficas-te por aí, pese embora as tuas manifestações contra a “má sorte”.

Agora voltas à ribalta por más razões, a fazer-me lembrar o Putin, convencido de teres força suficiente para ganhares uma guerra contra Erik ten Hag, o teu actual treinador. O Putin olhou do mesmo modo para o Zelensky, esquecendo-se do que está por detrás. No caso dele o povo Ucraniano e quase todo o “Ocidente”, no teu caso o Manchester United, a Inglaterra e não só.

Podias ter telefonado que eu dizia-te para estar quieto e aceitares que já estás abaixo da média e que o melhor era arranjares a desculpa de uma lesão qualquer para arrumar as botas. Não te esqueças que no Futebol reina a máxima do “You are as good as your last performance”, e essa de vires para o Mundial à espera que Deus te ajude a marcar golos para reverter toda essa trapalhada em que te meteste, não me parece boa ideia.

O que fizeste compromete-te definitivamente. Os grandes clubes nunca mais te irão contratar e as TVs desportivas nem para comentador te vão convidar. Na melhor das hipóteses voltas para o Sporting, como um filho pródigo e esqueces o futebol internacional.

Portugal deve-te muito, mas isso não te dá direito a “bitaites” fora da caixa. O país fez de ti um "modelo" de alguém que sobe pelo esforço, o que limita muito as tuas opções pessoais. Devias sabê-lo sem necessidade de to dizerem constantemente e saber perder é também uma coisa que se esperava de ti. Fernando Santos sentiu-se "obrigado" a convocar-te para o Mundial, pelo que o melhor é não nos desiludires mais e adoptares um “low profile” dentro e fora do campo. Senta-te, analisa bem o que fizeste, deixa esse ar arrogante de menino mimado que se faz de vítima por tudo e por nada e, se não conseguires, toma uns ansiolíticos que vais ver que melhoras.

Olha que meio mundo está a olhar para os teus deslizes e que não perdoa a quem alto sobe. Espero que esteja tudo bem com os teus e que a dona Dolores não leve isso a peito, que ela não tem saúde para grandes decepções. 

Fica bem. Abraço!



1 comentário:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo Fernando!