segunda-feira, 21 de junho de 2010

Eucalipto




Olho para os eucaliptos e vejo a incompetência da nossa “agricultura”, que solucionou assim a incapacidade de se modernizar.
Originário da Austrália e introduzido em Portugal por volta de 1830, é um monstro de crescimento rápido (ciclos de exploração de 12 anos), que não fomenta qualquer outra forma de vida, para além da do homem que vê nele “pasta de celulose” para papel.
Actualmente os eucaliptais cobrem largas faixas do território (740 mil hectares, ~23% da área florestada), de norte a sul, e ocupam muitos dos antigos terrenos agrícolas, pois o Estado só legislou cotas e áreas de permissão ao seu cultivo em finais da década de 1980.

Nestas férias, visitei o Parque Nacional de Monfragüe, na Extremadura Espanhola, perto de Cáceres, onde na década de 1970, se plantaram eucaliptos e pinheiros, com o fim de criar na região uma indústria de papel, e se arrasou o bosque mediterrânico.
Um homem (Jesús Garzón) liderou e venceu a batalha contra toda essa gente de vistas curtas (poder local, proprietários e políticos) e preservou o ecossistema deste trajecto do Tejo.
Foram arrancados os eucaliptos e replantadas as árvores autóctones. Em 1979 Monfragüe foi declarado Parque Natural e em 2007 Parque Nacional.

Os combates dessa guerra contra quem só pensa no dinheiro não devem ter sido fáceis, nem fácil deve ter sido a mobilização dos recursos necessários para o restabelecimento do bosque mediterrânico, já que foi necessário eliminar o eucaliptal com retro-escavadoras, remover galhos e raízes, repor as características originais do terreno e plantar oliveiras (Olea europaea), sobreiros (Quercus suber) e azinheiras (Quercus ilex), para além de medronheiros (Arbutus unedo), amendoeiras (Prunus dulcis), cerquinhos (Quercus faginea) e outros arbustos característicos.
O Parque tem uma superfície de 18.118 ha, e uma zona de protecção de 116.160 ha.

São coisas como esta, que mostram a cultura de um povo, identificando o erro e corrigindo-o, quando a ignorância ou a má fé tomam conta dos órgãos de decisão.

Sem comentários: