sexta-feira, 29 de julho de 2022

Provincianismo


Temia o perigo de cair na armadilha do provincianismo. Geralmente relacionamos a noção de provincianismo com o espaço. O provinciano é alguém cujos pensamentos estão limitados a um espaço, ao qual atribui uma importância exagerada e universal. Mas T. S. Eliot adverte contra o tipo de provincianismo, referente não a um espaço, mas ao tempo. "Na nossa época - escreve num ensaio sobre Virgílio em 1944 - as pessoas, mais do que nunca, são capazes de confundir a sabedoria com o conhecimento, e o conhecimento com a informação, e tentam resolver problemas da vida em termos técnicos. Assistimos ao nascimento de um provincianismo de tipo novo, mas de tempo; a História, para ele, limita-se a uma crónica de inventos humanos que serviram antes de serem deitados ao lixo; para ele o mundo é propriedade exclusiva dos vivos, onde os mortos não têm nenhum lugar. O provincianismo deste género cria perigo, já que todos nós, todos os povos da terra, podemos tornar-nos provincianos e aqueles que não gostarem, vão tornar-se eremitas"

In "Andanças com Heródoto" de Ryszard Kapuscinki.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Ser segundo ou ser primeiro?



Psaméticos, rei do Egipto, estava obcecado pela questão: Que povo era mais antigo?

Os egípcios consideravam que eram eles. Mas Psaméticos, apesar de ser egípcio, tinha as suas dúvidas. Manda então um pastor para criar dois bebés nas montanhas despovoadas. As primeiras palavras das crianças vão indicar a língua da nação mais antiga do mundo. Quando as crianças têm dois anos e têm fome, gritam "bekos", o que na língua frígia significa pão. Psaméticos declara então que os Frígios são a nação mais antiga do mundo e que só depois apareceram os Egípcios, e, com esta precisão, ganha um lugar na História.

As investigações de Psaméticos interessam a Heródoto porque provam que o rei egípcio conhecia a inalterável lei da História que diz que quem for demasiado ambicioso será humilhado: não sejas cobiçoso, não te esforces por estar na primeira fila, cultiva a modéstia e a contenção porque te pode atingir a mão castigadora do Destino que decapita os ávidos. Assim Psaméticos queria evitar o perigo para os egípcios, deslocando-os da primeira fila para a segunda: primeiro são os Frígios e vocês só depois deles.

... in "Andanças com Heródoto" de Riszard Kapuscinski