Por: Yuval Noah Harari
A maioria dos empregos que existem hoje pode desaparecer dentro de décadas. À medida que a inteligência artificial supera os seres humanos em tarefas cada vez mais complexas, ela irá substituir os humanos em cada vez mais trabalhos. Muitas novas profissões irão provavelmente aparecer: designers do mundo virtual, por exemplo. Mas essas profissões irão exigir mais criatividade e flexibilidade, e não é provável que os motoristas de táxi ou os agentes de seguros desempregados, com 40 anos, se reinventem como designers do mundo virtual (tente imaginar um mundo virtual criado por um agente de seguros!?). E mesmo que o ex-agente de seguros de alguma forma faça a transição para designer de mundo virtual, o ritmo do progresso é tal que, dentro de mais uma década, ele pode ter que se reinventar de novo.
O problema crucial não é criar novos empregos. O problema crucial é a criação de novos empregos onde os humanos apresentem melhor desempenho que os algoritmos. Consequentemente, até 2050, uma nova classe de pessoas poderá surgir – a classe desocupada. Pessoas que não estão apenas desempregadas, mas que são inempregáveis. A mesma tecnologia que torna os seres humanos inúteis, também pode tornar viável alimentar e apoiar as massas desempregadas através de algum esquema de renda básica universal. O problema real será, então, manter as massas ocupadas. As pessoas devem-se envolver em atividades propositadas, ou ficam loucas. Então, o que a classe desocupada irá fazer o dia todo?
Durante milhares de anos, biliões de pessoas encontraram significado em jogar jogos de realidade virtual. Chamamos “religiões” a esses jogos de realidade virtual.
O que é uma religião, senão um grande jogo de realidade virtual desempenhado por milhões de pessoas juntas? Religiões como o Islão e o Cristianismo inventaram leis imaginárias, como “não comer carne de porco”, “repita as mesmas preces um número determinado de vezes por dia”, “não faça sexo com alguém do seu próprio gênero” e assim por diante. Essas leis existem apenas na imaginação humana. Nenhuma lei natural exige a repetição de fórmulas mágicas, e nenhuma lei natural proíbe a homossexualidade ou a ingestão de porco. Muçulmanos e cristãos atravessam a vida tentando ganhar pontos no seu jogo de realidade virtual favorito. Se você reza todos os dias, você obtém pontos. Se vvocêse esqueceu de orar, você perde pontos. Se, no final da sua vida, você ganhar pontos suficientes, depois de morrer, você vai ao próximo nível do jogo (também conhecido como o Paraíso).
Como as religiões nos mostram, a realidade virtual não precisa ser encerrada dentro de uma caixa isolada. Em vez disso, ele pode-se sobrepor à realidade física. No passado, isso foi feito com a imaginação humana e com livros sagrados. No século 21 pode ser feito com smartphones.
Algum tempo atrás, fui com o meu sobrinho de seis anos, Matan, caçar Pokémon. Enquanto caminhávamos pela rua, Matan continuava a olhar para o seu telefone inteligente, o que lhe permitia detectar Pokémon à nossa volta. Eu não vi nenhum Pokémon, porque não levava nenhum smartphone. Então vimos outras duas crianças na rua que estavam caçando o mesmo Pokémon, e quase começamos a lutar com eles. Parecia-me uma situação semelhante ao conflito entre judeus e muçulmanos sobre a cidade sagrada de Jerusalém. Quando você olha a realidade objetiva de Jerusalém, tudo o que vê são pedras e edifícios. Não há santidade em qualquer lugar. Mas quando você olha através de smartbooks (como a Bíblia e o Alcorão), você vê lugares sagrados e anjos em todos os lugares.
A ideia de encontrar um significado na vida ao jogar jogos de realidade virtual é, evidentemente, comum não apenas às religiões, mas também às ideologias seculares e estilos de vida. O consumo também é um jogo de realidade virtual. Você ganha pontos adquirindo carros novos, comprando marcas caras e gozando férias no estrangeiro, e se você tiver mais pontos do que todos os outros, diz a si próprio que ganhou o jogo.
Você pode contrariar dizendo que as pessoas realmente gostam de seus carros e férias. Isso certamente é verdade. Mas os religiosos realmente gostam de orar e realizar cerimónias, e o meu sobrinho realmente gosta de caçar Pokémon. No final, a ação real sempre ocorre dentro do cérebro humano. Não importa se os neurônios são estimulados observando pixels numa tela de computador, olhando para fora das janelas de um resort do Caribe ou vendo o céu com os olhos da mente. Em todos os casos, o significado que atribuímos ao que vemos é gerado pelas nossas próprias mentes. Não é realmente “lá fora”. Para o melhor de nosso conhecimento científico, a vida humana não tem significado. O significado da vida é sempre uma história de ficção criada por nós humanos.
No seu ensaio inovador, Deep Play: Notas sobre a Luta de Galos em Bali (1973), o antropólogo Clifford Geertz descreve como na ilha de Bali, as pessoas passaram muito tempo e dinheiro apostando em lutas de galos. As apostas e as lutas envolveram rituais elaborados, e os resultados tiveram um impacto substancial na posição social, econômica e política de jogadores e espectadores.
As brigas de galos eram tão importantes para os balineses que, quando o governo indonésio declarou a prática ilegal, as pessoas ignoraram a lei e se arriscavam a prisão e multas pesadas. Para os balineses, as brigas eram “jogo profundo” – um jogo criado que é investido com tanto significado que se torna realidade. Um antropólogo balines poderia, sem dúvida, ter escrito ensaios semelhantes sobre futebol na Argentina, Brasil ou no judaísmo em Israel.
De facto, uma secção particularmente interessante da sociedade israelense fornece um laboratório exclusivo de como viver uma vida satisfeita num mundo pós-trabalho. Em Israel, uma percentagem significativa de homens judeus ultra-ortodoxos nunca trabalhou. Passam toda a vida estudando escrituras sagradas e a realizar rituais de religião. Eles e suas famílias não morrem de fome, em parte porque as esposas muitas vezes trabalham, em parte porque o governo lhes fornece generosos subsídios. Embora geralmente vivam na pobreza, o apoio do governo significa que nunca lhes falta a satisfação das necessidades básicas da vida.
Isso é uma renda básica universal em ação. Embora sejam pobres e nunca trabalhem, em pesquisa após pesquisa, esses homens judeus ultra-ortodoxos relatam níveis mais elevados de satisfação com a vida do que qualquer outra parte da sociedade israelense. Nos levantamentos globais sobre a satisfação da vida, Israel está quase sempre no topo, graças em parte ao contributo destes pensadores profundos e desempregados.
Não é necessário ir a Israel para ver o mundo do pós-trabalho. Se tem em casa um filho adolescente que gosta de jogos de computador, pode ter a sua própria experiência. Forneça-lhe um subsídio mínimo de Coca-cola e pizza e, em seguida, remova todas as demandas de trabalho e toda a supervisão. O resultado provável é que ele irá permanecer no seu quarto por dias, colado ao ecrã. Não vai fazer qualquer trabalho de casa ou tarefas domésticas, vai ignorar a escola, ignorar as refeições e até mesmo ignorar os chuveiros e dormir. No entanto, é improvável que ele sofra de tédio ou de uma sensação de sem propósito. Pelo menos no curto prazo.
Portanto, as realidades virtuais provavelmente serão fundamentais para fornecer significado à classe desocupada do mundo pós-trabalho. Talvez essas realidades virtuais sejam geradas dentro dos computadores. Talvez sejam gerados fora dos computadores, sob a forma de novas religiões e ideologias. Talvez seja uma combinação das duas. As possibilidades são infinitas, e ninguém sabe com certeza que tipos de peças profundas nos envolverão em 2050.
Em qualquer caso, o fim do trabalho não significará necessariamente o fim do significado, porque o significado é gerado pela imaginação em vez de pelo trabalho. O trabalho é essencial apenas para o significado de acordo com algumas ideologias e estilos de vida. Os escravos ingleses do século XVIII, os judeus ultra-ortodoxos atuais e as crianças de todas as culturas e eras, encontraram muito interesse e significado na vida, mesmo sem trabalhar. As pessoas em 2050 provavelmente poderão jogar jogos mais profundos e construir mundos virtuais mais complexos do que em qualquer momento anterior da história.
E quanto à verdade? E a realidade? Realmente queremos viver num mundo no qual biliões de pessoas estão imersas em fantasias, buscando objetivos criativos e obedecendo leis imaginárias? Bem, goste ou não, esse é o mundo em que vivemos há milhares de anos.
Texto publicado em The Guardian, 2019, por Yuval Noah Harari