O nosso Arroz à Valenciana é uma variante da “paella” espanhola, um prato popular, que surgiu nos séculos XV e XVI, na região de Valência, que, muito provavelmente teve a sua origem no arroz de açafrão da culinária árabe (a reconquista terminou em 1492, com a conquista do reino de Granada).
Embora o poder mudasse para a mão dos reis católicos, a população manteve-se maioritariamente muçulmana (poucos se aventuraram a repovoar os territórios conquistados), e com ela, os hábitos alimentares.
O arroz de açafrão com que a elite árabe se deleitava, era um arroz simples, acompanhado, em pratos separados, por outras iguarias, com especial realce para o peixe, os mariscos e o frango.
Agora a parte que me apraz contar, mesmo sem certeza, segundo aquele velho princípio de que "nunca devemos deixar que a verdade estrague uma boa história".
Finda a refeição dos senhores, os restos eram atirados para um grande recipiente e dado aos servos. Tudo misturado. Depois, era só aquecer e ... servir.
Foi-se embora a elite dos árabes e esqueceu-se o prato original. Ficou dele o que o povo conhecia – o delicioso arroz à Valenciana.
Vegetação invade capela do século XVI
Há 6 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário