terça-feira, 27 de abril de 2021

Infernos

 


A filha de uma amiga minha, de três anos, diz que tem pena do Diabo porque ninguém gosta dele. Condói-se com aquela segregação, enquanto eu, que sei que ele não é um, mas legião, quero é vê-los a milhas.
A gente morre e fica à mercê do local onde está. Se somos acometidos por uma morte súbita, com um pecado mortal e sem tempo para um arrependimento, lá se vai uma vida de grande dignidade. Se estivermos em meio protestante, aí é a balança do deve e haver que conta, mas o castigo é sempre "eterno", o que é um grande problema, pois, quando à alma só é dada uma vida, o Inferno é o poiso para a maioria da população.
O nosso Inferno (que é o de Dante) fica no interior da terra e tem nove círculos. O mais periférico é o limbo e está reservado para as crianças não baptizadas e para os pagãos virtuosos. O próximo é para os adúlteros, depois veem os glutões, a seguir os avarentos, os coléricos, o sexto é para os heréticos, o sétimo para os assassinos, suicidas e sodomitas, o oitavo para os corruptos e o nono para os traidores.

O Inferno no Alcorão é mais pequeno. Tem sete níveis, cada um para um grupo específico de pecadores. Também é à base de fogo ardente e água fervente, mas está vazio. Os mortos estão todos a aguardar o dia do Juízo Final, quando serão ressuscitados e reunidos perante Alá, onde testemunharão contra e a favor de si próprios e, só então, aqueles que tiverem obrado melhor, irão para o Paraíso e os que tiverem obrado pior ou simplesmente descreram ou renegaram Alá, serão conduzidos ao Inferno onde queimarão vivos para sempre.

Os gregos de há 3.000 anos eram mais modernos. Acreditavam na "reciclagem" das almas. Uma alma tinha muitas vidas. Morria-se e ia-se para o Hades “descansar” e, na altura própria, atravessava-se o rio do esquecimento (rio Lethes) e voltava-se à terra para outra vida. As almas não se lembravam do que sabiam, embora se alguém se esforçasse numa introspecção de grande intensidade a que chamavam “anamnesis”, podia acontecer que se recordasse do que a sua alma já tinha vivido noutras vidas e ficasse sábio

Os Hindus, também reciclam. Se um paisano nasceu numa família de criminosos ou de párias é porque na vida anterior foi um canalha e agora tem de se esforçar para que na próxima lhe caiba em sorte qualquer coisa de melhor, mas para se chegar a “brahman”, no topo da sociedade das castas, são precisas várias vidas de grande honestidade e ciência. Embora recicladas, as almas enviadas de regresso à Terra também estão sujeitas à lotaria de soluções dependentes dos humores dos seus inúmeros deuses que nem sempre são justos, sem que haja tribunal de segunda instância a quem recorrer.

E eu, que me preocupo com o sofrimento das almas, não acredito que nenhum destes Infernos corresponda à realidade. Aquele que me parece mais credível é o que junta o Inferno no Além com os tormentos passados por cá, como tão bem descreve Gustavo Pacheco no livro “Alguns humanos”, num episódio passado num Inferno chinês.

"Contam os sábios tibetanos que o Inferno é dividido em 18 departamentos, dos quais oito insuportavelmente frios e dez insuportavelmente quentes. Esta história começa num dos departamentos menos quente, onde dois condenados puxam uma carroça cheia de blocos de pedra. Um tinha sido um salteador que assaltava caravanas nas estepes de Changtang, e era forte como um touro. O outro, magro e esquálido, tinha sido monge no mosteiro de Takpu, em Naksho Driru, e foi parar ao Inferno porque se esmerava em exigir dos outros o comportamento que ele mesmo nunca conseguira ter.
Os dois infelizes esforçam-se para fazer avançar a carroça, mas a coisa vai mal. A todo instante o monge tropeça e cai, exausto, e o seu companheiro é obrigado a parar para ajudá-lo, interrompendo o trabalho. As pedras são usadas para construir novos alojamentos para os recém-chegados ao Inferno, que nos últimos tempos tem recebido cada vez mais gente. Não há moradias para todos e o Rei Sinje, o Senhor dos Mortos, ordenou que os condenados trabalhassem a dobrar para reduzir o défice habitacional. Os capatazes estalam os seus chicotes de fogo nas costas do monge, urram e gritam, mas ele mal se consegue mexer, coberto de sangue e poeira.
Atormentado com tanto ver o seu companheiro sofrer, o ladrão deixa de puxar a carroça e fica em silêncio, inerte. O capataz com cabeça de cachorro, aproxima-se e ameaça-o com um porrete cheio de pregos. O ladrão diz que só voltará a trabalhar se soltarem as correntes que prendem o seu companheiro à carroça, pois assim ele poderá puxá-la sozinho e tudo andará mais rápido. O capataz, enfurecido, grita que não recebe ordens de condenados, e esmaga o crânio do ladrão com o porrete.
Como se sabe, no Inferno tibetano a danação não é eterna. Lá, é possível morrer e renascer noutro lugar. E é exactamente o que acontece com o ladrão, cuja compaixão faz com que ele reencarne com o nome de Li Xun, numa pequena aldeia no sul da província chinesa de Quinghai.
Como ele ainda tem muitos crimes para purgar, o destino se encarrega de que ele se torne um burocrata e leve uma vida enfadonha e repetitiva."
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