domingo, 11 de novembro de 2018

A ciência do Mal



Ocorre Empatia quando suspendemos o nosso foco no “Eu” e adoptamos uma postura dupla, em que nos preocupamos simultaneamente com o pensamento do outro, para responder aos seus sentimentos com uma emoção apropriada. Se estudarmos o Grau de Empatia (Quociente de Empatia) de um grupo humano, ele distribui-se de acordo com uma curva de Gauss, onde os “não empáticos” estão no fim da assintota à esquerda e os muito empáticos, que se negligenciam para cuidar dos outros, no outro extremo. A ideia base é que todos ficamos em algum ponto desse espectro..

Quando a nossa empatia se desliga e passamos para o modo “Eu”, passamos ao modo Zero e passamos a relacionarmo-nos com as pessoas como se elas fossem meros objectos. A “Erosão Empática pode resultar de um ressentimento amargo, um desejo de vingança, um ódio cego ou de um intenso desejo de protecção. Quando alguém só está focado em perseguir os seus interesses, tem todo o potencial para se tornar “não empático”, mesmo que o seu projecto possa ter um foco positivo: por exemplo: ajudar pessoas. Em teoria a erosão empática é reversível.

Enquanto uns têm episódios em que desligam o “sistema empático”, há pessoas que estão permanentemente no ponto Zero de empatia. O Grau 0 de Empatia significa que se não tem percepção do outro, de como interagir com o outro ou de antecipar os seus sentimentos ou reacções.
Neste estado o indivíduo vive centrado em si próprio, acreditando 100% na justeza das sua ideias e crenças, e julgando quem não o segue como errado ou estúpido. O grau 0 de empatia leva a uma existência de solidão, a uma vida "incompreendida", condenada ao egoísmo. Significa não ter travões no comportamento, ficando livre para perseguir qualquer objectivo ou desejo, ou para exprimir o que lhe passa pela cabeça, sem considerar o impacto das suas acções ou palavras na outra pessoa. Em casos extremos esta falta de empatia pode levar ao homicídio ou à violação, e em casos menos extremos, a linguagem abusiva e a actos de crueldade menos graves.

Se estudarmos por Ressonância Magnética Funcional, os cérebros de indivíduos que sofrem destas situações, iremos encontrar alterações nas áreas dos seus circuitos cerebrais de empatia no córtex pré-frontal ventro-medial, no córtex médio do hipocampo e nas áreas temporais e amígdala.

Há três graus tipos de “Empatia 0” permanente: O Psicopata, o Narcisista e a Perturbação de Personalidade “Borderline” (Borderline porque, segundo Adolf Stern -1938, estaria entre a neurose e a psicose) que se atribuem ao não desenvolvimento dos circuitos neuronais de empatia provocados por intensos traumas na infância ou na adolescência.  Mas não é só o ambiente que pode levar a empatia 0. Há alterações genéticas, endócrinas e lesionais (p.ex: isquemia peri-parto) que podem afectar estes circuitos, condicionando o reconhecimento emocional do outro ou o controle executivo que nos impede de fazer o que pode levar a punições.

As características da personalidade “Borderline” são uma impulsividade auto-destrutiva, raiva e alteração súbita do humor, o pensamento a “preto e branco”, pelo que as pessoas são ou “muito boas” ou “muito más”, o que as faz atraídas pelos cultos. São também muito manipuladores – fingindo ser fracos e uns desgraçados, ou usando sedução sexual ou fingindo suicídio para chamar a atenção. Na base do não estabelecimento dos seus circuitos cerebrais da empatia, provavelmente de modo irreversível, encontra-se frequentemente a negligência dos pais, o abandono, o abuso sexual, o excesso de protecção e a indiferença

O Psicopata partilha com o “Borderline” a mesma total preocupação consigo próprio, mas este apresenta uma forte vontade de satisfazer os seus desejos a qualquer preço, que pode tomar a forma de uma reacção violenta a uma pequena contrariedade ou de uma crueldade calculada e fria - Antissocial personality disorder. A inconsistente disciplina parental, o alcoolismo dos pais, a falta de supervisão, o abuso emocional, físico ou sexual ou o abandono completo, bem como uma ligação insegura com o adulto de referência, leva-os à tendência para interpretar situações ambíguas como intenções hostis e a não “aprenderem” a ter medo das punições. Os psicopatas têm um problema estrutural nos lobos frontais, que impede o controle sobre as acções que podem levar a punições, como tão bem descreveu António Damásio no seu livro “O erro de Descartes”, lembrando o caso de Phineas Gage.

Os Narcisistas têm uma total ausência de humildade. Pensam que são muito melhores que os outros e queixam-se de tudo e de todos, mas não cometem actos cruéis. Como os outros que têm empatia 0, não reconhecem a importância das relações interpessoais e tendem a relacionar-se com os outros de acordo com a sua “utilidade” e, nesse sentido, a usá-los como objectos pessoais.


Os indivíduos com Síndrome de Asperger também têm empatia 0. Têm uma atenção extrema a alguns detalhes e uma forte sistematização que lhes permite identificar “padrões sequenciais” estáveis e predizer, por exemplo, a evolução dos preços nos mercados internacionais. Fixam-se na avaliação de um único padrão de cada vez e tudo o que lhes surge inesperadamente, como alguém entrar-lhes no quarto e abrir-lhes as cortinas, mudar-lhes uma rotina de terça para quarta-feira, é considerado tóxico. Exigem um ambiente totalmente controlado, com elementos e regras bem precisas, sem entender o mundo das emoções, mas enquanto os psicopatas têm consciência de que estão a magoar alguém, o autista clássico não tem capacidade de tal reconhecimento. Evitam os outros porque não entendem o mundo social que lhes parece não ter regras, mas não são levados a efectuar actos tidos como cruéis.

...

O facto da Ressonância Magnética Funcional dos cérebros de indivíduos que sofrem de Empatia 0, permitir identificar alterações dos seus circuitos cerebrais de "Empatia", lembra Cesare Lombroso (1835 – 1909), o médico e criminologista italiano que tentou identificar um criminoso pela definição de múltiplas anomalias físicas, como a inclinação da testa, o tamanho das orelhas, a assimetria da face, o prognatismo, a desproporção excessiva dos braços, a assimetria do crâneo, criando até a imagem do “criminoso nato”.



Sem comentários: