quarta-feira, 16 de julho de 2014

Todo Poderoso


Pantocrator é uma palavra de origem grega que significa "Todo-Poderoso" -  pan : tudo ou todo e krátos - alto, em cima e, daí, poder.
A mão direita abençoa “à maneira grega” com os dedos em posições bem precisas. Na mão esquerda, as Sagradas Escrituras.

Quando fizeres uma mão que abençoa, não unas os três dedos juntos, mas une o polegar com o anular apenas; o indicador forma o I e o médio curvado forma o C criando o nome IC; o polegar e o anular unindo-se obliquamente e o mínimo que está ao lado, formam o nome XC - a obliquidade do mínimo, ao lado do anular forma a letra X; o mesmo mínimo, curvado, indica o C.
A Inscrição IC XC: É a abreviatura do nome de Jesus em Grego.
… por esse motivo, pela divina providência do Criador de todas as coisas, os dedos da mão humana foram modelados assim e não foram demais ou de menos, mas em quantidade suficiente para formar este nome.” (Gharib, p. 102)



1 comentário:

capitão disse...

É curioso que a Igreja Ortodoxa tenha optado pelo Cristo Pantocrator (https://www.google.pt/search?q=pantocrator&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Xe_LU_3qOOqN7Qb_zYHgCA&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1440&bih=806) para ícone de Cristo e o Vaticano pelo Crucificado.
A representação de Cristo como “Todo-poderoso” é mais positiva e motivante. Os povos do Sul da Europa e da América vêem um mau destino no cruxificado.