quarta-feira, 1 de julho de 2015

IACs


Bem! A coisa é quase sempre assim: eles calados, temerosos, elas a querer mostrar o que valem. Eles de sapatilhas, T-shirt e calças de ganga. Elas, sem peias, de tacão alto, sedas e transparências. Todos capazes de ouvir à primeira aquilo que, por vício, sempre repito.
É assim que, nos últimos anos, me surpreendem os jovens médicos Internos do Ano Comum (IACs) nos confrontos com as realidades e as irrealidades que fazem parte da ciência e da vida no Hospital. Atentos e preparados para aceitar dificuldades.
Hoje foi dia de mudança. Os que partem deixam uma memória - um nome, uma característica, uma história.
Esta por arregaçar as mangas para se medir, aquele por uma timidez que só a custo se ultrapassa. Da Teresa, para além da feminidade que discretamente pôs em tudo o que por aqui fez, fica-me a receita de um Tiramisù.

Boa sorte a todos. Voem alto e sejam humildes, ... mesmo que a sorte vos bafeje!
Até sempre

Tiramisu
1 pacote de palitos “la Reine”
200ml de nata
200ml de leite condensado
2 yogourts gregos
Café
Cacau em pó

Bater a nata. Acrescentar o leite condensado e os yogourts.
Deixar arrefecer o café (pode-se acrescentar vinho do Porto a gosto).
Molhar os palitos no café durante 3 a 4 segundos e fazer uma camada numa travessa funda. Depois colocar o creme, outra camada de palitos e outra de creme.
Por cima pôr o cacau em pó.

Enfeitar com morangos

Tiramisù - em italiano, tirami su, de tirare + mi + su: "levanta-me" ou "puxa-me para cima", qualquer coisa como "amanda-me para o tecto!"

2 comentários:

Iac Anita disse...

Mas que bela homenagem!

capitão disse...

Anita: Vocês têm merecido!