quinta-feira, 13 de março de 2014

Manipuladores


Chega "Laranja" por "ideação suicida". É a 25ª vinda ao S.U. .
"Está desesperado" e "sente-se só". Entrou de férias. "O trabalho era um escape"!
Vive sozinho num quarto e "diz" estar a tomar três antidepressivos.
Está bem arranjado, gesticuloso, chamando a atenção para o suor que lhe cobre a testa neste dia de calor. A interrupção que pede, para ir fumar um cigarro, parece premeditada.

Será um bipolar ou um manipulador?
Prolongo a conversa, decifrando-lhe os gestos e as meias palavras.
-Amigos? pergunto. Responde que não gosta de conversas de café nem de futebol. - Família? Tem mãe e duas irmãs. - Pode telefonar a uma delas, para eu lhe falar.
...

- Oh Dr! Eu já me cansei! Ele sempre foi mulherengo. Há cinco anos a mulher fartou-se e divorciaram-se. Desde então tem vivido com várias, geralmente em casa delas, raramente só. Agora, parece que está a viver num quarto. Ele não ganha mal, mas quer que cuidem dele sem dar nada em troca.
Há um ano, quando eu ainda o ouvia, foi chorar para a minha porta, a dizer que tinha um aperto no peito que nem o deixava engolir. Tive pena! Sentei-o à mesa e ele comeu três grandes costeletas e uma pratada de arroz que dava para uma família. Não me contive e disse-lhe: Oh Luís! Ainda bem que não te passa nada na garganta, porque senão comias uma vaca inteira!
Dr.! O que ele agora quer, é ir para a casa da minha mãe que tem 84 anos. Mas a minha irmã, que vive com ela, não está para sustentar cavalos malandros.

Sem comentários: