terça-feira, 8 de abril de 2008

O Filomeno


Algumas situações do dia a dia, trazem-me à cabeça uma frase que li no livro “O Filomeno”, de Gonzalo Torrente Ballester, em que num diálogo um personagem dizia:
-“Você tem razão, mas não a tem toda, e a pouca que tem, não lhe serve para nada!”
Ainda o folheei na expectativa de a ter sublinhado (como frequentemente faço), para melhor a contextualizar aqui, mas ela vale por si!.
...
Num diferendo ninguém tem 100% ou 0% da razão. Habitualmente é sempre possível invocar um qualquer argumento para defender uma qualquer posição, para tal bastando ousadia e ignorância.

Mais difícil é pesar todos os dados, excluir os não relevantes e ... decidir, sabendo que se não irá agradar a todos, mas que se respeita a lei, a ética e a conveniência.

Por isso não me espanta passear pelos Jornais e Blogs e tropeçar na maledicência gratuita, de quem não tem o constrangimento da decisão, até porque a “crise de valores”, dá acesso aos púlpitos às mais estouvadas teorias.

Na Revista Sábado nº 205, de 2 a 9 de Abril de 2008, Alberto Gonçalves, sociólogo, escreve a fechar o texto:
… “Protegidas por hordas de malucos para quem a autoridade é sinónimo de fascismo, as crianças vão fazendo o que querem. Um dia (tardio) crescem e a feia realidade desaba-lhes em cima e a ilusão democrática esvai-se. É aí que se voltam em lágrimas para os paizinhos (com pesar destes) ou, mais provavelmente para o Estado (com pesar nosso). …

Sem comentários: