terça-feira, 1 de abril de 2008

Sócrates e Jesus

Sócrates (470 AC – 399 AC) viveu em Atenas. Foi o fundador da actual Filosofia Ocidental.
Não escreveu uma linha. A sua memória foi escrita pelos seus discípulos (Platão, Aristófanes e Xenofonte). Sócrates não recebia pagamento pelas suas aulas como o prova a sua pobreza.
Sócrates defendia que ninguém é voluntariamente mau, mas que apenas o é por ignorância, que a virtude pode ser ensinada e que a felicidade é um atributo do homem justo. Defendia também que o belo não é para ser encontrado na aparência, que o bem é para ser procurado naquilo que torna a vida efectivamente boa, que o prazer é para ser descoberto não no prazer dos sentidos, mas na alegria da alma, que é a virtude que permite reconciliar o homem consigo e com os outros e torná-lo feliz.
Era um homem piedoso que foi condenado à morte (beber cicuta) por estas mensagens terem sido entendidas como ameaças aos valores tradicionais de Atenas, que punham em causa os interesses do Estado.
Sócrates podia ter evitado sua condenação se tivesse desistido dos seus princípios filosóficos.




Jesus (0 DC - 33 DC) viveu na Judeia. Foi o fundador do humanismo cristão.
Não escreveu uma linha. A sua memória foi escrita pelos seus discípulos (os Apóstolos). Cristo não recebia pagamento pelas suas aulas como prova a sua pobreza.
Cristo defendia que ninguém é voluntariamente mau, mas que apenas o é por ignorância, que a virtude pode ser ensinada e que a felicidade é um atributo do homem justo. Defende também que o belo não é para ser encontrado na aparência, que o bem é para ser procurado naquilo que torna a vida efectivamente boa, que o prazer é para ser descoberto não no prazer dos sentidos, mas na alegria da alma, que é a virtude que permite reconciliar o homem consigo e com os outros e torná-lo feliz.
Era um homem piedoso que foi condenado à morte (crucificação) por estas mensagens terem sido entendidas como ameaças aos valores tradicionais da Judeia, que punham em causa os interesses do Estado.
Cristo podia ter evitado sua condenação se tivesse desistido dos seus princípios filosóficos.

2 comentários:

Anónimo disse...

esta comparação, pertinente sem dúvida, fez-me lembrar outra história paralela á de jesus não sei se conhece fica aqui o link http://www.religioustolerance.org/chr_jcpa5.htm
descobri este paralelismo num filme documental chamado zeitgeist.

cumprimentos

capitão disse...

Obrigado Vicente!
É um bom link!
Os valores de hoje são upgrades dos valores de ontem e é assim que deve ser.
Crise de valores é falha nesses upgrades!