sábado, 21 de junho de 2008

Os Imperadores Romanos






















Temos as mesmas necessidades básicas e quando nascemos deveríamos ter as mesmas oportunidades, mas lutamos por objectivos diversos por ser diferente a nossa cultura e a nossa energia interior.

O discurso do povo sempre esteve repleto de desrespeito pelas funções de chefia, seja para com os governantes seja para com as direcções do seu ambiente social (raramente com fundamentação suficiente), criando dificuldades à implementação de qualquer sistema organizacional.

Leio a queda da República em Roma - “Rubicão” de Tom Holland e as “Crónicas dos Imperadores Romanos” de Chis Scarre.
Admiro aqueles homens que elevaram uma cidade ao controle de um continente, e fico a pensar se seria possível gerir aquele Império de outro modo.

Cito Tibério César Augusto, o 2º Imperador de Roma, na declaração das suas intenções ao Senado: “… sou um ser humano disposto a cumprir tarefas humanas, … elas honrarão a minha reputação, se for digno dos meus antepassados, cuidar dos vossos interesses, enfrentar o perigo e não temer ser impopular para servir o bem nacional…”

É bem mais fácil ter um emprego, olhar pela vidinha, ir ao futebol ao domingo e dizer mal de tudo para justificar a nossa baixa responsabilidade social!

Sem comentários: