quarta-feira, 18 de julho de 2012

Receita para um fim de dia

Chegue-se a casa, depois de um dia de trabalho, com um pouco de sede e a camisa colada às costas. Faça uma festa ao cão, cumprimente quem por lá se encontre, e suba ao quarto.

Retire a roupa da rua, lave a cara, os braços e passe-se-lhes uma toalha, sem se secar completamente. De seguida vista uma T-shirt, uns calções curtos e uns chinelos, tudo bem usado, para que o corpo os reconheça.

Depois desça sentindo o ar despentear os pelos das pernas e a entrar pelas frinchas dos chinelos. Passe pela cozinha e fatie fininho um pedacito de queijo Manchego e coloque-o numa tábua ao lado de um naco de pão alentejano.
Enquanto estes "comes" lhe estimulam os sucos, com a agilidade possível prepare o Mojito.
Num almofariz, deite o sumo de um limão, 10 folhas de hortelã e 1 colher de chá de açúcar. Esmague e verta para um copo bem grande, sem deixar ir as folhas. Associe 4cl de Rum, gelo moído e Água das Pedras bem fresca qb. Mexa suavemente. Decore com um raminho de hortelã e ponha-lhe uma palhinha.

Depois, pegue no copo e nos "comes" e sente-se no local mais confortável que por aí encontre, entremeando a bebida com o queijo e o pão, enquanto tenta identificar os sons que lhe andam por perto.
Quando acabar, espreguice-se, arrote e vai ver que mesmo que sejam seis da tarde, o dia começa de novo.

Em seguida, dê uma volta pelo lugar e com nova passagem pela cozinha, pois pode haver novidade para o jantar, principalmente se tiver filhas jovens que andem a ouvir atentamente o Jamie Oliver na TV.
Se tiver sorte pode participar na preparação de uma Tarte de Espinafres e queijo indo à horta buscar um molho de espinafres, enquanto a deixa entretida na sua preparação.

Ingredientes: massa filo, 300g espinafres, 4 ovos, 1 dL leite, 100g de miolo de camarão, 150g de queijo feta, salsa, tomilho, malagueta

Pega-se numa folha de papel vegetal, amassa-se e molha-se. Estende-se na banca e por cima coloca-se 1 folha da massa filo. Tempera-se com tomilho, pimenta e azeite. Espalha-se bem e coloca-se outra folha de massa por cima e assim sucessivamente, temperando cada folha individualmente. No final forra-se uma forma de tarte.
À parte salteia-se o miolo de camarão num refogado com azeite, 4 dentes de alho esmagados e 2 malaguetas. Quando cozinhados retira-se o miolo de camarão e salteiam-se as folhas dos espinafres no mesmo refogado durante cerca de 2 minutos.
À parte batem-se os 4 ovos, junta-se o leite e o queijo feta partido aos cubos e um raminho de salsa picada.
Junta-se tudo e coloca-se na forma previamente forrada com a massa. Cobre-se o recheio com as pontas da massa e leva-se ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos.

Entretanto ponha a mesa e procure na garrafeira um vinho tinto que não o deixe ficar mal. Pode ser um Douro que liga bem, mas um bom Cabernet-Sauvignon não fica lhe fica nada atrás.
Volte à cozinha para saber novidades da sobremesa, para escolher os talheres.

Gelado
Pica-se muito bem 100g de chocolate de culinária, 2 mãos de grãos de café e uma mão de avelãs. Envolvem-se bolas de gelado de nata nesta mistura e leva-se ao congelador antes de servir.

Esqueça a crise!

2 comentários:

Anónimo disse...

E umas cervejinhas com camarões ou mesmo com tremoços, não tornariam tudo mais rápido e mais fácil a quem estivesse mesmo sedento?
Dirias tu: Sim, mas não era a mesma coisa!

Anónimo disse...

O eRepublik é um jogo social gratuito onde podes ser o presidente de Portugal e liderar o teu pais para um futuro mais promissor, revolucionar a economia e construir um império ou lutar pelo teu pais com os invasores Espanhóis e seres o Heroi da Batalha, junta-te a nós hoje em http://tinyurl.com/69o425l