sábado, 14 de julho de 2012

Urgências

-Sr. Serafim. Então você queria suicidar-se?
-Eu??!! Sr. Dr.!!? Não!!! ... Quem é que disse isso?
-Foram os Bombeiros que o encontraram na beira da linha do comboio!
-Não Sr. Dr.! Eu estava ali a descansar, quando apareceu aquele Sr. que me tirou uma fotografia e me acordou!

Tem 45 anos, veste umas jeans surradas e a camisola da selecção. É magro, escuro de cabelo grisalho e seco. Quando fala, assomam-lhe à boca os dois caninos superiores e a língua tropeça perdida naquele excesso de espaço.

-Ele disse que era fotógrafo, para eu não me preocupar. Deve ter sido ele que chamou a ambulância!
-Olhe lá! Aqui na ficha diz que você é de Ermesinde! O que é que anda a fazer por aqui?
- Foi para espalhar. ... Por causa dos problemas. ... É só problemas e um homem, às vezes, ... tem de ir p’ra longe!

Ontem meteu-se no primeiro comboio que passou e acabou aqui. Diz que comeu umas iscas e um copo de vinho e que dormiu debaixo da ponte, sem mais roupa que a que traz vestida. Nem um caixote de cartão encontrou. Quando o dia surgiu, subiu ao tabuleiro da ponte e deitou-se ao sol para aquecer.

-Oh Sr. Serafim! Você, ontem, não bebeu só um copo! E agora? Como é que vai para casa?
-Vou de comboio outra vez.
-E você tem dinheiro?
-Tenho, sim senhor!
-Quanto?
-OooHhhh!, olha-me desconfiado. 

Diz que foi casado, e que deixou a mulher porque ela era uma bêbada.
-Às vezes, eu fazia um risquinho no garrafão e depois era vê-lo a ir sempre “ó p’ra baixo! Um homem assim não pode viver! ... Carago!
Está desempregado e vive em casa da mãe. Tem o Rendimento Social de Inserção. Roubaram-lhe o telemóvel, mas sabe o nº de telefone da casa. Telefono.

- Está?! Aqui é do Hospital! É de casa da mãe do Sr. Serafim? É para informar que ele está aqui no Serviço de Urgência, por causa de um pouco de vinho a mais, mas está bem! Querem vir cá buscá-lo?
- O quê? ... Como é que ele foi aí parar!
- Diz que veio de comboio!
- Ah foi? ... Então que se arranje! ... Ele vai dar cabo de todos nós. ... Tenho-o aqui em casa por favor, e todos os dias arranja problemas! … Pois é! ... Ele foi levantar ontem o dinheiro do RSI! … Ele que se arranje! ... Oh meu senhor! Ele que se arranje! ... Esse meu filho é a minha desgraça!
- Então eu vou chamar a Polícia para o meter no comboio e a Sra. fala com alguém para ir lá buscá-lo. Está bem!?

Sem comentários: