sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Suspicazes

Suspicaz: desconfiado, receoso, suspeitoso, cabreiro, acautelado, apreensivo, arisco, cismado, escabreado, escaldado, intrigado, peludo, escuso, suspeito, duvidoso …

Ontem veio por mau humor, num descontrole incontrolável (sic), possuído (sic), com ideias deliróides persecutórias de automutilação e suicídio não estruturadas. Suspicaz.
Tem diagnóstico de "transtorno de personalidade". Aceita internamento e, no caminho, nos poucos minutos em que é deixado só, toma uma mão cheia de comprimidos que tinha numa sacola.
De imediato surgem os porquês e as justificações:
Ele estava calmo quando o deixámos ali sentado. Quem estava com ele foi tratar das burocracias da admissão. Deixaram-no ficar com a sacola para não o irritar. Talvez não tomasse tantos quantos disse, já que não tinha água com ele. Quando lhe lavaram-lhe o estomago, não saíram mais que dois ou três. "Oh Sr. Dr.! Ele aqui é mais um no meio dos outros!"
...............
-Uhhhh! Ainnnn!... Aiiiiinnnn!
-Que foi? Dona Maria do Céu? Que choro é esse?
-Uhhhh! Ainnnn!... Aiiiiinnnn! É a depressão! O meu psiquiatra foi de férias e tem o telefone desligado. Só ele é que sabe da minha doença! Uhhhh! Ainnnn!... Aiiiiinnnn!
Há 4 anos que anda bem. Diz a mãe que é a primeira recaída.
-Tenha calma que eu arranjo-lhe outro!
-Ainnnn!... Aiiiiinnnn! Ainnnn!... Aiiiiinnnn! Ainnnn!... Aiiiiinnnn! ..., e olha-me de soslaio, ... suspicaz.

Sem comentários: