quarta-feira, 9 de abril de 2008

Tango

O Tango nasceu nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevideu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e violão.
O bandoneón, que actualmente o caracteriza, chegou ao Rio da Prata por volta de 1900, nas maletas de imigrantes alemães.

Nos anos 20, Carlos Gardel (1890-1935) dá-lhe o charme e difunde-o para fora da Argentina.
Nos anos 40 Astor Piazzolla (1921-1992) tira-o da música ligeira e dá-lhe estilo e força do Jazz.

Daniel Barenboim (1942 - …) torna-o intemporal.




A ascensão do Tango está fundamentada na capacidade de absorção de outras culturas, talvez por ter nascido e crescido em zonas portuárias.

Carlos Gardel - dizia ter "nascido em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade”. Era filho de mãe francesa e pai incógnito.
Ástor Pantaleón Piazzolla nasceu na cidade de Mar del Plata, Argentina, filho de pais italianos (o avô era marinheiro). Viveu a juventude em Nova York onde fez a sua inciação musical. Aos 12 anos estudou com o pianista húngaro Bela Wilda (discípulo de Rachmaninov), aos 13 conhece Carlos Gardel e a sua formação musical posterior foi um contínuo em ascenção. Viveu entre o tango, a música clássica e o jazz. Compôs mais de 1000 peças e tocou-as nos 4 cantos do mundo.
Daniel Barenboim (1942 - …) nasceu em Buenos Aires, filho de judeus russos. Pianista e maestro. Um dos 10 mais das últimas décadas.

O Tango é multicultural, mas na interpretação ressoa o calor argentino !

2 comentários:

wolverine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
wolverine disse...

Bela contextualização.
Atrevo-me porém a sugerir que faltou o enquadramento contemporâneo.

Aqui fica a minha sugestão:

http://www.youtube.com/watch?v=3zD9W9SZj9w