terça-feira, 11 de novembro de 2008

Prosas























Notícia
é o formato de divulgação, por meios jornalísticos, de um evento relevante que merece publicação num meio de comunicação social. Têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente.

Artigo é um texto eminentemente opinativo, mais que informativo, publicado numa secção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não-jornalístico. Contêm comentários, análises, críticas, contrapontos, e às vezes ironia e humor.

Crónica é um texto efémero escrito para ser publicado num jornal. Tem semelhanças com a Notícia, no entanto, depois de focar o acontecimento, o cronista dá-lhe um toque próprio, incluindo no texto elementos como ficção, fantasia e criticismo. Pode-se situá-la entre o Jornalismo e a Literatura.

Conto é uma forma narrativa, em prosa, de curta extensão que se caracteriza pela concisão, precisão, densidade, e unidade de efeito ou impressão total: o Conto deve causar no leitor excitação e emotividade.

Novela é uma narração em prosa com uma maior economia de recursos narrativos que o Romance e um maior desenvolvimento de enredo e personagens que o Conto. Em regra toda a acção acompanha a trajectória de um único personagem.

Romance: obra literária de ficção em prosa, que cria e insere em espaços, ambientes e intrigas, personagens dotadas de diferente densidade psicológica

Com a excepção das Notícias, todas as prosas devem ser assinadas.

Sem comentários: