segunda-feira, 22 de junho de 2009

Agora no Serviço de Urgência



- Oh Sr. Enfermeiro, então há 1 hora e 15 minutos que colheu o sangue e ainda não o enviou para o Laboratório? Isso tem jeito?
- O que não tem jeito, é há mais de 1 mês o sistema de vácuo estar avariado. Isso é que não tem jeito!


E continuamos calmamente a justificar uma inoperância com outra inoperância.

4 comentários:

Anónimo disse...

o pior é que ninguem se importa

Guilherme de Carmo disse...

estava a achar o post interessante e muito pertinente, até que desiludi com a conclusão. A inoperância não é do enfermeiro que está ocupado a fazer colheitas a todos os utentes que entram no SU e mais uma série de tecnicas, burocracias, reposições, etc, etc e que muito provavelmente pediu à auxiliar para levar o sangue, mas esta ainda continuava ocupada com coisas mais importantes, ou não...(mas isso também não interessa para o assunto) A inoperância é de quem tem o poder de resolver o problema, tem conhecimento do problema e nada faz.
Mas o culpado de facto é o enfermeiro, que procura ser rápido, e depois as pessoas habituam-se mal.

capitão disse...

No caso o enfermeiro só o não fez por desatenção. Tinha baixa solicitação.
Mas não é aí que está o erro, pois esquecer uma função acontece a todos. O erro é justificar em vez de assumir o esquecimento.
A resposta certa seria: - Oh diabo! Esqueci isto aqui!Sabe esta coisa da avaria do vácuo mudou-nos a rotina e se a auxiliar não está por perto, metem-se outras coisas à frente e dá nisto!

Guilherme de Carmo disse...

Caro Capitão,
Isso da baixa solicitação é um bocado subjectivo. Será que pode garantir que nessa 1h e 15 mnts o enfermeiro até não esteve a fazer nada de especial e já poderia ter conseguido que se enviasse as análises? Em que se baseia para dizer que havia baixa solicitação, é que às vezes aquela admissão é muito enganadora, apesar de aparentar ter poucos doentes e nada de especial para fazer, há procedimentos em lista de espera e estão outros doentes à espera nos mais recônditos sítios. E será que viu o painel do Alert com os quadradinhos vermelhos?! Mas de facto são 2 inoperâncias, mas uma poderá ser consequência de outra.
Mas se diz que não o fez por desatenção, eu acredito. Os enfermeiros às vezes também andam desantentos.
Abraço