terça-feira, 29 de junho de 2010

Minas e Armadilhas

A história foi-me contada no local, e correspondeu àquilo que eu achava que devia ser, quando se quer e quando se não quer.

Os Butchard Gardens, ficam na ilha de Vitoria, ao largo de Vancover no Leste do Canadá. Aí, há pouco mais de 100 anos, um industrial do cimento explorou uma pedreira. Acabada a exploração, ficou um buraco feio e perigoso.
Ao que parece a Sra. Butchard era dada a flores, e induziu-se, ou induziram-na (?), a recuperar aquele espaço. Carregaram-se toneladas de terra, chamaram-se jardineiros, e construíu-se um grande jardim, que é agora roteiro turístico de referência mundial.

Confesso que não é muito “do meu tipo” (apesar do milhão de visitantes/ano), mas a ideia é-me querida, pois entendo que devia ser obrigatório a quem intervém sobre um espaço natural, valorizá-lo ou, pelo menos, repô-lo na sua situação original, após o seu abandono.

O Estádio Municipal de Braga é também um bom exemplo. Foi implantado numa anterior pedreira, recuperada por um dos nossos melhores arquitectos (Eduardo Souto Moura).


Mas a maioria das Minas e Pedreiras abandonadas, são chagas na paisagem, com património edificado que poderia e deveria ser recuperado para fins turísticos, didácticos ou até comerciais.

Mina dos Carris – Gerez:


… Mina de S. Domingos - Mértola:

Sem comentários: