sexta-feira, 11 de junho de 2010

Urgências


- Oh, Dr! Por favor, vá ali à Triagem que está lá um "cromo" com uma conversa que eu não entendo. Diz que quer um tratamento novo para evitar a SIDA, que leu na Net. Por favor, vá lá!
- Ok!
E aí vou eu para Manchester, ao encontro de um homem magro de T-shirt branca de manga caveada, calça de verão pelo meio do canelo e ar determinado.
- Conte lá qual é o problema que o trouxe cá, que a enfermeira não o entendeu!
- O Sr. é Dr.?
- Sim, diga!
- Oh Dr.! A minha ex-mulher foi lá a casa (nós estamos separados há um bom par de anos), e encontrou uma dose de heroína e injectou-a. Depois eu preparei uma para mim e utilizei o mesmo filtro, sem reparar que ele tinha sangue dela!
- Que é isso de filtro?
- É um bocado de algodão que se põe na colher para se aspirar com a seringa do outro lado. ... Ela pôs muito limão e cocaína (que é um ácido muito forte) e o vírus deve ter morrido. Mas Dr., eu li que há uma injecção que se dá logo a seguir e, se o vírus entrou, acaba logo com ele.
- Oh meu amigo. Isso de injecções e comprimidos no dia seguinte, é para a gravidez, não é para a SIDA. Para o HIV o tratamento após exposição é muito mais longo. Mas antes de mais diga-me uma coisa. A sua ex-mulher tem SIDA?
- Não sei!
- Então trate de saber. Há quanto tempo é que você se injectou?
- Há umas três horas!
- Olhe! A estas horas da noite não vou chamar a Farmácia para lhe arranjar os medicamentos com este fundamento. Você amanhã traz cá a mulher, fazem os dois o teste e, se ela for positiva e você negativo, então damos-lhe o tratamento.
- Mas ela é má como as cobras. Não vai querer vir!
- Vá lá!... Você vai ver que desta vez a vai convencer! Você até lhe deu uma dose de borla!

3 comentários:

Guilherme de Carmo disse...

Manchester é o local mais surreal da Urgência... a seguir ao gabinete 5

capitão disse...

Caro Guilherme:
Você não está em todas as salas!
Na devida altura, somos todos surreais!

Guilherme de Carmo disse...

Olhe que não é preciso estar em todas as salas. às vezes basta estar no corredor, ou até numa sala ao lado para ouvir certas barbaridades.
Ou até ouvir os comentários e desabafos dos doentes.. chega isso..
não sei se está a ver bem de que gabinete falo
Surreal é o meu nome do meio