quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Desperdício


Ex. mos Srs. do CONSELHO NACIONAL DE ÉTICA PARA AS CIÊNCIAS DA VIDA
Eu entendo que o Governo queira por ordem nos desmandos de alguns médicos, grandes prescritores de terapêuticas caras, que frequentemente fazem mais mal que bem ou que não têm significativa vantagem sobre outras bem mais baratas, num século em que a prática médica é influenciada pelas “novidades” e ninguém quer ficar para trás (mesmo quando a evidência do benefício não está completamente definida).

Mas o problema não deve ser resolvido por decreto. O problema deve ser resolvido criando organização. Isto é: as decisões mais complexas ou que envolvam gastos significativos devem ser tomadas caso a caso e envolver múltiplos profissionais, sob orientação de uma direcção responsabilizável e tecnicamente competente, e não por alguém nomeado para satisfazer as necessidades pessoais de um qualquer autocrata que num determinado momento foi empossado politicamente num lugar de gestão.

Como se diz no parecer 64/CNECV/2012 - PARECER SOBRE UM MODELO DE DELIBERAÇÃO PARA FINANCIAMENTO DO CUSTO DOS MEDICAMENTOS “A questão não está na contenção de custos em si mesma, sempre inevitável por maiores que sejam os recursos, mas na responsabilidade racional da escolha de prioridades e na eficácia da luta contra a ineficiência e desperdício na área da saúde”

O problema não é a SIDA, a Artrite Reumatóide e o Cancro. O problema é o desperdício. E o desperdício tem de ter quem lute contra ele. É função do Governo pugnar pela promoção da competência e eficiência e não pela promoção dos "Yes man" com tendências corporativas.

Assim não vamos lá!

Sem comentários: