sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fitodermatose

- Isso é tudo frio?, perguntou o Sr. Jorge depois de travar o tractor. O dia estava quente e sem vento e o Dr. recebera-o de camisola grossa de manga comprida.

- Não! Meti-me a deitar abaixo uns carvalhos. Trabalhei de manga curta e no dia seguinte tinha os braços pior que o chapéu de um pobre. Hoje como o vou ajudar a rachar esta lenha, não quero que os toros me voltem a tocar na pele. Quer ver?

O Sr. Jorge, baixou o rachador da traseira do tractor, desligou o motor e aproximou-se, curioso, para ver os estragos.

- Engraçado. Há mais de quarenta anos que trabalho na floresta e nunca ouvi ninguém falar em alergia ao carvalho. Oh Dr.! Você não andou a cortar nenhuma figueira? Um amigo meu, há uns anos, por causa de uma, ficou um Cristo. Andou a cortá-la em tronco nu e de motoserra.

- Obrigado Sr. Jorge. É esse o diagnóstico! Uma fitofotodermatose aos psoralenos da seiva da figueira. Uma reacção fototóxica que surge habitualmente nas 24 horas seguintes e se caracteriza por um eritema como uma queimadura, que pode evoluir com formação de vesiculas e bolhas. A pigmentação pode durar várias semanas. Nunca mais me ia lembrar que tinha cortado aquela figueira que não dava figos!

Sem comentários: