sábado, 21 de junho de 2014

Culinária


“Definitely”! Em matéria de culinária, caminho para oriente e qualquer dia abandono a faca e o garfo e viro-me para os pauzinhos.
Começo a temer as espinhas do peixe, a carne que não cede à faca, a gordura, os nervos entremeados e os ossinhos escondidos no meio do naco que preside ao prato.
Se for arroz ou qualquer alimento desagregado, ainda o entendo, mas se for peixe que venha “desossado e devidamente esfolado”, ou como no “sushi”, arrumadinho numa folha de um vegetal cru ou cozido que lhe sirva de veículo dimensionado à boca.
Abaixo a comida “armadilhada”! Um perigo para crianças e velhos pitosgas. Viva o carapau emalado, a sardinha envasada, o coelho invertebrado, os cubos de cabrito, e por aí fora, que o sabor não tem nada a ver com a forma - que esse é que é o tal “património cultural rico e variado” da nossa gastronomia -, sem necessitarmos de óculos comer ou andar a cuspir, a toda a hora, para a beira do prato.
Vivam as facas para empurrar para o garfo, o fumeiro “à medida”, o bacalhau às lascas. Tudo sem gorduras visíveis e sem peles, para que o prato vá vazio para dentro.

Abro excepção para os petiscos, que não são refeições, pois não são para comer, são para ir comendo, e … à mão.  Castanhas, tremoços, amendoins, pevides, marisco, caracóis, … , exigem um ritual diferente..
Uma “petiscada” obriga a molhar o pão no molho da travessa, a cuspir cascas, a limpar as mãos e a boca a guardanapos de papel ou ao que estiver mais à mão,  a nódoas espalhadas pela roupa e a deixar o palco do evento em estado lastimável, aceitando a javardice como um ponto de união entre amigos de longa data. 

Os petiscos são um diferente património cultural, a que nem todos aderem. Mas numa refeição que se prese, seja ela de carne ou peixe, o prato tem de vir "trabalhado" da cozinha para que a mesa não seja o atelier em que frequentemente se transforma. 
Tenho dito!

Sem comentários: