domingo, 24 de janeiro de 2016

Lar Lembranças do Olimpo (8)


Hipólito fixava a nuvem no horizonte, quando sentiu um intenso cheiro a enxofre e viu surgir de um buraco do chão um vulto de gigantescas asas negras, a caminhar na sua direcção. Ao passar por si, do nada, apareceu um outro, que o cumprimentou. Trazia um gorro na mão e desapareceu, quando o pôs na cabeça. Depois, entraram, apressados, num carro de negros corcéis e dirigiram-se para oriente.

Entretanto Hera sentara-se à sua frente. Vendo que mantinha o olhar naquela direcção, perguntou: - Reconheceu-os?
- Pareceram-me os deuses do submundo. Hades e Tanatos. Aconteceu qualquer coisa para eles andarem cá fora, cheios de pressa?
- É verdade! Estranho é eles terem saído por aqui, com o Vesúvio mais perto. Estão a aproveitar o facto das Erínias se terem estabelecido no Médio Oriente a tempo inteiro, quando ouviram falar da operação “Tempestade no Deserto”. Foram para lá com a ideia de vingar, punir e perseguir os pecadores, mas estes, em vez de diminuírem, têm aumentado todos os dias.
Estes só lá vão uma vez por semana, porque o Hermes trata de quase tudo. Sorte tiveram os que estão no Tártaro. Agora só são incomodados pelas Harpias, pelas Górgonas e pelos Cyclopes!
- Dona Hera! Não sabia que vocês também andavam por lá! Será que aquela catástrofe tem fim à vista?

- Caro Hipólito! Nós estamos lá desde Alexandre! Temos sede em Jerusalém, mas dispomos de delegações da Líbia ao Paquistão. Jerusalém é um “must” para todas as religiões monoteístas sejam eles Arménios, Coptas, Ortodoxos, Católicos, Judeus, Dominicanos, Franciscanos, Etíopes, Russos, Americanos, Israelitas, Sírios, Assírios, Evangélicos, Carismáticos, Nazarenos, Samaritanos, Hassídicos, Caldeus, Conservadores, Reformistas, Congregacionistas, Pentecostais, Liberais, Jihadistas, Pacifistas, Sionistas, Sefarditas, Maronistas, Zelotas, Fariseus e por aí fora. Nós, somos os únicos politeístas a marcar presença.
- Mas vocês, o que é que lá andam a fazer, especificamente?
- Nós, só retiramos as almas e damos apoio às Erínias. Aqueles longos cabelos de serpentes, grossas lágrimas de sangue e asas de morcego apavoram. Quando aquela gente as vê, passa-se e desata a disparar e a gritar o “Valha-nos Deus!” ou o “Allahu Akbar!” e nem pensa. Em menos de um fósforo desaparecem umas dezenas do número dos vivos.
Não nos metemos em conversações, nem em nada do género. Não temos solução para aquele conflito. Talvez o António Guterres tenha, quando assumir a pasta de secretário-geral das Nações Unidas.
Só um investimento maciço em educação é que pode resolver aquilo. Mas para isso vão ser necessárias várias gerações. O problema da Terra Prometida é o da família depois da morte do patriarca. A conhecida questão das partilhas.

O médico anuiu. - São demasiadas interpretações para a mesma coisa e ainda por cima com templos de uns em cima dos templos dos outros. Não é com guerras que aquilo se resolve. Mesmo que alguém reclame vitória, é uma questão de tempo para que o conflito se reacenda.
Vocês já pensaram em mandar para lá o Morfeu e pôr aquela gente com sonhos bons, e tirar de lá o Ícelo?
- Não se meta nisso, Dr. Hipólito!, exclamou Hera. – Espere até ver as consequências da 4ª revolução industrial que ainda agora se inicia. Talvez ela vos dê uma melhor distribuição da cultura e ajude os desfavorecidos a não optar por populistas, mas por programas bem estruturados. A globalização pode levar a benefícios, mas há muito trabalho a fazer. Já leu a conclusão do estudo da Oxfam, baseado em dados do banco Credit Suisse relativos a Outubro de 2015? Eles afirmam que, pela primeira vez, a riqueza acumulada pelo 1% mais abastado da população mundial, equivale à riqueza dos 99% restantes? Claro que assim é fácil haver lobbies que se sobreponham aos interesses públicos.

Mas adiante, que ainda lhe quero mostrar um foto do Ares a libertar Tanatos das mãos do rei Sísifo. Está linda. Até já pensei em fazer com ela um baixo-relevo para pôr no hall de entrada. A ignorância dos humanos, leva-os a ser atrevidos.
E nós que, de há 2600 anos, andamos a apostar no Homem como construtor de beleza, vemos a meia dúzia de paranóicos pôr de rastos as suas virtudes, Inteligência e sabedoria.
E Zeus ainda a querer voltar! Nem morta!

Entraram no templo, com Hipólito a ruminar aquela ideia.

Sem comentários: