terça-feira, 10 de maio de 2011

Ó rama que linda rama!



Eu gosto muito de ouvir
Cantar a quem aprendeu.
Se houvera quem me ensinara,
Quem aprendia era eu!

Não m'invejo de quem tem
Carros, parelhas e montes;
Só m'invejo de quem bebe
A água em todas as fontes.

É um gosto ouvir quem tem um saber fundamentado na resolução, com qualidade, dos múltiplos problemas de uma área científica, e tudo parece fácil de tão claramente definido.
Por outro lado enfastiam-me as dissertações teóricas ou as “cantatas de guidelines” de outros, pois é mais fácil e eficaz lê-las, e envergonho-me pelos que falam sem mais saber que aquilo que memorizaram.
Há uns anos soube de um professor catedrático de uma Faculdade de Ciências que terá respondido a uma pergunta sobre como resolver um problema prático da área científica que leccionava: “-Eu sei isso para ensinar! Não para fazer!”

Tristes os que tem de ouvir aqueles a quem deram “voz activa” quando nem a “passiva” merecem!

Sem comentários: