A avença é uma modalidade do Contrato de Prestação de Serviços em que estes são remunerados mediante uma quantia fixa e periódica, geralmente mensal. Deste modo, em vez dos serviços serem pagos "à peça", o avençado recebe regularmente um pagamento fixo, que é independentemente do volume e da natureza dos serviços prestados.
Antes do SNS e das Companhias de Seguros se meterem pelo meio, havia médicos que estabeleciam com os seus clientes "avenças", numa relação de proximidade e confiança, a custos suportáveis.
Os Seguros de Saúde introduzem um elemento estranho nesta relação e, como necessitam de lucro, oneram o preço dos serviços e obrigam as clínicas e os consultórios privados a multiplicarem-se em expedientes, a roçar a ilegalidade, para se rentabilizarem
A coberto do que se chama "rentabilidade",a sociedade vai sendo progressivamente orientada para as mãos dos grandes consórcios financeiros. Os Hipermercados acabaram com as Mercearias de Bairro, os Centros Comerciais estiolaram o Comércio Tradicional, as grandes Empresas de Distribuição arruinaram a Agricultura e os Seguros de Saúde vão empobrecer as clínicas de pequena e média dimensão.
A bem da "eficiência" , concentram-se as facilidades na mãos dos poderosos e obriga-se toda a população a prestar-lhes vassalagem.
A "avença" nalguns sectores, pode ser a alternativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário