quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Apelidos invulgares




Falamos deles, porque, em qualquer altura, hesitámos usá-los num relacionamento directo, mesmo quando vivemos no meio de Chícharos, Calazans, Gaitinhas, Caixinhas, Chibeles e Cachopos.
Lembro-me do Sr. Armário, do Sr. Engana e do Catrapona, que eu não ousava, porque, nesse tempo, um alentejano sem alcunha, era uma raridade.

Agora a Net dá-nos pistas de alguns de quem perdemos rasto. O Reinaldo Chibeles Cananão (ou o mesmo nome no filho) mantém-se em Beja, o Franganito Olho Azul chegou a Tenente-Coronel, a Maria Corália Carrajola Macara, escreveu uma monografia.
Ali andam eles a forçarem-nos um sorriso, no meio dos Arrenega, Tainha, Favinha, Pitacho, Carraça, Grilate, Caçoete, Sequinhos, Canheto, Lamoso, Casquilho, Grabulho, Fanado, Carapuchinho, Farrobo, Carrajana, …. e outras raridades.
Mas quando pai e mãe não ajudam e surgem os Coelho Canudo, Caixado Couzinho, Leite Lavado, Ribeiro Fundo, Robalo Tereso, Fadista Sêco, Protásio Poeira, Parcelas Alcobia, Rebola Santo, Pandaio Bacalhau, Ameixa Rolhas Bandeiras, ... o sorriso abre-se de orelha a orelha.

E tudo isto porque tropecei numa notícia em que a nossa cantora Adelaide Ferreira decidiu pôr na ribalta a sua filha mais nova de nome "Alexia" cujo significado é "inabilidade adquirida de compreender a linguagem escrita".

4 comentários:

Anónimo disse...

o que sabes tu de Reinaldo Chibeles Cananão???

capitão disse...

Que Reinaldo Filipe Gonçalves Saraiva Chibeles Cananão, foi condecorado com a Medalha de Comportamento Exemplar, Grau Prata, por despacho do Major-General Diretor de Justiça e Disciplina. ORDEM DO EXÉRCITO, 2.ª SÉRIE, N.º 08/31 DE AGOSTO DE 2015

Anónimo disse...

Mas chegaste a privar com Reinaldo Chibeles Cananão?

capitão disse...

Creio que ele e o meu irmão andaram na mesma turma no Liceu de Beja!