terça-feira, 20 de março de 2012

A felicidade



Lembro-me desse dia quente de verão, já lá vão uns bons dez anos.

Um dia de trabalho intenso. O chegar a casa, depois de oito horas sem levar nada à boca na preocupação de dar resposta às múltiplas solicitações da tarde, com uma grande vontade de me sentar sossegado a pensar em nada.
Entrei a porta. Ninguém! Um papel sobre a mesa a avisar: “Tens uns camarões no frigorífico! O jantar está no fogão!”

Ok! Vou directo à cozinha. Confirmo o camarão e duas garrafas de litro de cerveja na porta. Procuro latas pequenas. Não há. Não faz mal. O que sobrar fica para amanhã. Bem rolhada há-de aguentar.
Sento-me à mesa, com o material comestível e líquido em frente. Bebo de uma assentada um copo. Ahhhh! Frescura! ... Agora vamos aos bichos! Pequeninos e bem temperados! Os afamados camarões da costa! ... Outro copo! Glup, Glup! ... Ahhh! ... Mais uns camaranitos! Boa ideia esta! ... Isto não é para comer, é para ir comendo. E há quem não goste! A Mabilde não os come desde que foi levantar um cadáver ao mar e viu que estava cheio deles. O melhor é não pensar!

Ligo a televisão. Hoje é quarta-feira e deve haver futebol internacional! ... Cá está. E é o Barcelona. ... Ainda estão empatados. Faço-me torcedor dos "nuestros hermanos", que estão a jogar bem e ainda por cima está lá o Deco, promovido a português. ... Mais uns goles e mais uns camarões. Remorso: Isto deve ser proibido de apanhar, assim tão pequeno! No outro dia, num restaurante em Santiago, perguntei o mesmo ao empregado ao ver uns chipirones que me seduziam da travessa, e o homem respondeu-me com a voz trémula e sorriso rasgado: "Mas son tan ricos!" ... Pois é! Que se há-de fazer! ... Se calhar é uma parafilia, esta coisa de os comer antes da idade adulta!

- Oh diabo! Já foi um litro e ainda os camarões nem a meio chegaram. Vai buscar a outra. Se ficar a meio ... "no passa nada”! ... Pelo caminho, ... um Chichi, que isto vai directo aos rins! ... Olha golo! ... Porreiro! Os tipos esforçam-se. Aquele Deco dá cartas (arroto!). ... Esta cerveja fresssquinha, deve ter vindo do céu, que o céu é um sítio fresco e com espuma! Mais uns camarões. .... Outro golo! ... Isto é que é jogar! ... Glup! Glup! ... Ahhh! ... Olá! Não vai sobrar cerveja! Nem camarão. E o jantar vai ficar por aqui! Já sentes a cabeça leve e a bexiga pesada outra vez. Não há coisa melhor do que beber quando se tem sede e comer quando se tem fome. Até o banho sabe melhor quando se está sujo! ... São as "origens" a trabalhar dentro de nós! ... Outro Chichi! ... Cuidado, não tropeçes! A modinho! Levanta a tampa e não faças por fora!
...
Acabou o futebol! Ganhámos! ... Eu e o Barcelona! Isto de escolher na hora de quem se é, ... é só vantagens! Hoje somos deste, ... amanhã daquele. Já decidi que o futebol não me vai causar dissabores. Ganho sempre ou ... quase sempre! Vejo nos primeiros minutos, quem está a jogar melhor e faço-me dele. Às vezes a coisa dá para o torto, e fico sem tempo para mudar. Mas não me chateio, que eu não sou ganancioso!

Agora é o Toy no écran a cantar ... ou lá o que é aquilo. O rapaz agita-se, faz saltar o microfone, faz aqueles gestos de passar a mão pelo cabelo da testa para nuca e mais aquele do Abrunhosa a bater duas vezes no peito e rodar lentamente com a mão fechada até aos noventa graus. ... Bum, Bum, DegaBum, Bum Bum…! O que que ele está a dizer? ... Parece que ... tem pressa de sair, ....tem que aceitar, ... que chegou o fim... . Deixa lá, pá! ... que dos camarões também já sobra pouco e segunda cerveja já foi! Se houvesse uma das pequenas no frigorífico ainda marchava. É uma pena estes desgraçados ficarem aqui por falta de companhia.

Espera! Manda uma mensagem de agradecimento à tua mulher, que ela merece. Como há-de ser? Vai assim: “Felicidade é: dois litros de cerveja, 400gr de camarão, … e o Toy na televisão!”

Cuidado! Senta-te ali no sofá! Pega num livro. ... Não! ... Faz zapping, que vai aparecer qualquer coisa. Se não aparecer também não tem mal! ... Tira os sapatos. ... Puxa uma almofada e estica-te no tapete, que daqui não cais. ... Cuidado com o gato! ... Adeus Toy!
... ZZZZZzzzzz ...

Sem comentários: