terça-feira, 13 de março de 2012

"inho"



-"Eh! Pá! Não fosse o árbitro e ganhávamos! Viste aquela bomba a rasar a trave?"
Somos os campeões das “vitórias morais”, dos “quase golos” e andamos pela Europa, com equipes sul-americanas, convencidos de que elas representam o que de melhor temos – o Futebol!

Não somos de ganhar. Somos da desgraça, do ter pena, das palmadas nas costas e da subserviência, ... do “inho”. Da doentinha, coitadinha, que tem uma reforminha pequenina, que está na caminha a tomar uns comprimidinhos, e que vai ter de fazer uma operaçãozinha, para ficar melhorzinha.! -"Não é amor? ... Vá lá!"

Mas há grelinhos para a sopinha, as atençõezinhas, umas palavrinhas “se faz favor”, os jeitinhos e todas aquelas coisinhas mais ou menos ilegais, numa subserviência de invertebrado, mais ou menos consciente, para se conseguir uma moedinha, porque é a estes que o poder dá primazia.
“-Sim Sr. Dr.! O Sr. Dr. manda! Eu cá estou para cumprir! Quer assim? Faz-se assim! Quer assado? Faz-se assado! O Sr. Dr. gosta de presunto? É que nós matámos (com sua licença) o pórquinho, e fazíamos todo o gosto …” . Habitualmente é suficiente, embora se corra o risco de ouvir pelo pouco da paga, um: “Mas quê!? O bicho era coxo?”, mas isso são raridades, pois o mais, é a subserviência garantida. –“Sr. Director! O Sr. podia abrir aqui uma vaguinha, para a minha filhinha! Se for preciso, ela até faz campanha pelo partido! Eu sei que há concursos públicos, mas agora com as EPEs, que lhe custa?!"

E assim de favorzinho em favorzinho, facilita-se a vida aos aldrabões, e deixa-se um Estado minado por gente de boas falas e duas caras, que promove os “inhos” e que desacredita, com sucesso, quem nos fala de "Olhos nos olhos".

Até quando?

Adenda: Miguel Esteves Cardoso chama-lhe Culambismo

Sem comentários: