segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cedro do Líbano



Temos o hábito de chamar "cedro" às coníferas que não identificamos como pinheiros.
Deste modo ignoramos os Abetos, as Tuias, os Chamaecyparis, os Cupressus, as Criptomérias, os Juniperos, os Calocedrus, … e os próprios cedros quando adultos são chamados de ... “pinheiros”.

Tenho uma preferência pelo Cedro do Líbano, por ser uma árvore imponente quando adulta e pela sua história.

Originário da Ásia Menor (Síria, Líbano, Turquia) a sua madeira foi intensamente utilizada na construção civil e naval por egípcios, fenícios e romanos que devastaram florestas com árvores milenares.
Dizem que foi com a sua madeira que se fez a arca de Noé, o templo de Salomão e a cruz onde Cristo foi crucificado. Os egípcios usavam o seu óleo para mumificar os corpos.

 

É o símbolo nacional do Líbano, e é ostentado na sua bandeira nacional.

No meu jardim plantei um há 5 anos e vejo-o crescer como a um filho. Vai ser adulto daqui a uns 400 anos.
Até lá vou ter que tratar dele.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabemos a importância dessa árvore, porém o que chama minha atenção no que diz respeito foi a sua utilidade no passado (a arca de noé, no templo de salomão e na cruz de Jesus) e até nos dias de hoje...pois Deus tem promessa para nós.Por que Deus ainda fala na Biblia no Salmo 92.12 diz:"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano." Isso quer dizer que Jesus morreu na cruz, sendo ela feita da madeira extraida do cedro do líbano, não para mostrar o valor dessa linda planta, mas pra QUE e por QUEM porque morreu pregado em uma cruz, sendo ele Deus Filho, mandado por Deus Pai para que a humanidade tenha uma nova morada, e Jesus levará a quem o aceitar para o seu novo Reino...detalhe a Biblia fala dees Reino. Muitos leem livros para conhecimento próprio, mas a Biblia que muitos não se importam ela fala do Deus Filho, Jesus, para quando morrermos em carne,ou seja nesse corpo, a nossa alma, que não morre,sendo nós ainda conscientes de estarmos vivos, vivermos com ele, pois ele ressussitou ao terceiro dia e disse que: quem cresse nele e se arrependesse dos seus pecados, no qual o pecado faz separação entre Deus e o homem (Atos 17.29),terá a vida eterna...outros não ressussitaram, somente Jesus Cristo. E o mundo todo sabe quem é Jesus e que Ele ressussitou, Mas não sabem e nem querem saber o motivo pelo qual Ele morreu...e a um único REGISTRO que fala Dele da sua história e tragetória... Na Biblia fala de você, e o quanto és especial para Jesus. Bom achei muito interessante e lindo a busca pela história da árvore,Mas o fato verdadeiro é que você tem mais importância que o "cedro do libano" e que você o aceitando em seu coração (joão 14.21), Ele,Jesus, aquele que morreu na cruz e ressussitou(joão 17.3) salvará você de algo terrivel que está para acontecer sobre a terra e as almas.Em fim, foi por você que Jesus morreu pregado nela (A cruz de cedro do líbano, que tanto te chamou atenção, não foi a toa essa sua busca por essa linda árvore), Jesus morreu sim pela sua alma e por amor a você.
Pense nisso...nesses detalhes....a árvore do líbano, a cruz, Jesus, você a Bíblia como Registro, sua alma e a morte sem conhecer o que realmente Jesus veio fazer aqui nesse mundo. E que Deus cuide dos seus passos a partir de hoje. Amei sua matéria.

Anónimo disse...

É verdade que a cruz de Jesus foi feita com madeira, do cedro do Líbano na bíblia qual o versículo.

Anónimo disse...