sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Agressões

















Agressão Física: constrangimento exercido sobre uma pessoa para a obrigar a fazer ou a deixar de fazer um acto qualquer;
Assédio moral: exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Assédio sexual: coerção de carácter sexual praticada por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado, normalmente em local de trabalho ou ambiente académico. Ao assédio sexual está subjacente ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra o subordinado.

Konrad Z. Lorenz (1903 - 1989) foi um zoólogo, psicólogo animal e ornitólogo austríaco, premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1973 devido aos seus estudos sobre o comportamento animal, a Etologia.
Escreveu em 1963 o livro On Aggression, traduzido para português com o título “Agressão: uma História Natural do Mal”, onde explica o comportamento agressivo dos animais e por analogia o dos homens.

Quem lida com pessoas e as atende em situações críticas tem de estar preparado para a eventualidade de um comportamento agressivo.


Empolar os pequenos acidentes ou confundi-los com agressões - é ... doença.

Sem comentários: