quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mocidade Portuguesa


Hino da Mocidade Portuguesa
Letra por Mário Beirão, Música de Rui Correia Leite

Lá vamos, cantando e rindo
Levados, levados, sim
Pela voz de som tremendo
das tubas,- clamor sem fim
Lá vamos, (que o sonho é lindo!)
Torres e torres erguendo,
Rasgões, clareiras, abrindo!
- Alva da Luz imortal,
Roxas névoas despedaça
Doira o céu de Portugal!
Querer! Querer! E lá vamos!
-Tronco em flor, estende os ramos
À mocidade que passa.

Cale-se a voz que, turvada,
Já de si mesma se espanta;
Cesse dos ventos a insânia,
Ante a clara madrugada,
Em nossas almas nascida:
E, por nós, oh Lusitânia,
-Corpo de Amor, terra santa
-Pátria! serás celebrada;
E por nós serás erguida;
Erguida ao alto da Vida

Muito mal se falou da Mocidade Portuguesa por defender princípios já então inadequados: Deus, Pátria e Autoridade.
Mas depois da queda dos nacionalismos exacerbados, quem cuidou dos hinos, das histórias e dos rituais que nos identificam como uma nação e nos dão ânimo para o trabalho colectivo?

1 comentário:

Unknown disse...

O meu nome é Filipe Correia Leite sou filho de Affonso Correia Leite e sobrinho de Ruy Correia Leite e gostaria de vos informar que quem compôs a musica do hino foi o meu pai Affonso e não o meu tio Ruy que alias não era musico mas sim escritor.O meu tio morreu antes do 25 de abril e o meu pai foi obrigado a sair de portugal(eu tinha 12 anos).
Atenciosamente: Filipe Correia Leite