quinta-feira, 23 de abril de 2009

Peer Pressure


Peer pressure (pressão dos pares) refere-se à influência exercida por um grupo que está próximo de uma pessoa, e que a encoraja a assumir as atitudes, os valores e comportamentos que se conformam com esse grupo.
Quem é afectado, pode querer pertencer ou não a esse grupo, mas se vulnerável pode ser levado a fazer coisas que espontaneamente não faria.
Nos jovens a pressão de grupo exprime-se frequentemente sob formas negativas (consumir drogas, fumar, consumir bens que ultrapassam a sua capacidade económica, ter irreverência para com o poder instituído, …), embora seja também nestas idades que os que sofrem os efeitos positivos se diferenciam e adquirem as competências que os irão tornar adultos intervenientes e activos.
A adolescência é um período de experimentação, e como tal exige da sociedade uma atitude de “vigilância condescendente”. Prolongar esta condescendência com formas negativas assumidas por adultos com responsabilidades é correr o risco de desvios não integráveis no tecido social.

Na vida profissional, para que os comportamentos e gestos que definem as boas práticas sejam implementadas, é necessária alguma competição, pois constitui um estímulo, a sensação de que à nossa volta os outros são mais produtivos.
Depois, à medida que ganhamos experiência, aprendemos a evitar distracções não produtivas ou pressões que afectam negativamente a nossa imagem e tornamo-nos imunes às más práticas dos que nos estão perto.

Sem comentários: