domingo, 15 de novembro de 2009

Testosterona


- "Então como está OBS? "
- "Está quase todo a cargo da Cirurgia. Começou a chover e os tipos das motos começaram a ter acidentes. Estão lá quatro destes".
- "É a testosterona!"
- "Viste aquela notícia em que um fulano matou a namorada e uma amiga e depois se suicidou? Ele na construção civil e ela a querer dar o salto para uma profissão com mais estudos, a fazer perigar o seu estatuto de macho. Elas que se cuidem. Se conseguirem melhores empregos que os seus pares, ou se divorciam ou morrem-lhes às mãos".
- "A taxa de divórcios este ano subiu muito. Mas no estudo não se falava das diferenças de estatuto entre eles. Provavelmente elas subiram e eles ficaram em trabalhos indiferenciados, e isso rói a alma a qualquer macho".
- "Já deste alta ao puto da Casa dos Rapazes que engoliu o guardanapo cheio de haxixe para não ser apanhado?"
- "Esse foi embora ontem ao fim do dia."

O desenvolvimento das características sexuais secundárias inicia-se entre os 6 e os 8 anos de idade e pelos 16 tende a estar completo.
É fundamental que as Escolas tenham em consideração que a testosterona é tóxica para o cérebro, e que todas as modificações que ela provoca têm de ser entendidas e orientadas, sob o risco de se produzir um marginal, que a todo o tempo se evidencia pelas piores razões.
Há que lhes conhecer os imaginários em tempo real (mesmo sabendo da sua volatilidade), para que, desde início, se dê solução às múltiplas questões com que se debatem.

Sem comentários: