sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nos limites


- Às 08:00h a Triagem passou sete doentes que chegaram durante a noite. Telefonaram do Hospital de S. João a dizer que vão transferir um doente, e também telefonou uma médica de um Lar a dizer que enviaram uma senhora com uma taquicardia de 160 por minuto. Eu fico com estes, você resolve os oito que estão no corredor e os que chegarem vamos vê-los de acordo com as possibilidades. O Internamento está cheio! Se houver dificuldade diga. Tenha atenção às especialidades de apoio, para que os doentes não fiquem para amanhã - Psiquiatria das 08:00h às 12:00h, Urologia das 10:00 às 11:00h, Oftalmologia das 08:00h às 12:00h e Neurologia das 16:00h às 20:00h.

- Dr.! Chegou um doente para Psiquiatria, mas como já são 12:30h, triei-o para o Chefe de Equipe! Vem com um Mandado de Condução, acompanhado por dois Guardas da G.N.R..
- Mande-os entrar!
Tem 48 anos, vem embriagado. É grande e gordo. Criou um desacato no Centro de Saúde onde foi para renovar medicação, ao saber que tinha de pagar 2,25 Euros de taxa moderadora, por lhe ter sido retirado o Rendimento Social de Inserção. O documento diz que ameaçou repetidamente bater com a cabeça da mãe na parede até a matar. Agora está calmo. Pergunta como é que vai viver sem ter dinheiro. Confessa ter bebido “dois copos” de vinho do Porto.

- Dr.! Telefonou o CODU a dizer que vai chegar um doente, encontrado na via pública em paragem cardio-respiratória e que vêm a fazer manobras de ressuscitação!
Abro a Sala de Emergência e nem cinco minutos depois, lá vem uma maca com a parafernália que acompanha estas situações. Cheira a indigente.
Muda de maca, removem-se-lhe as roupas sujas e liga-se aos monitores. Há um filho lá fora! Entretanto o coração bate e tem pulso, mas só respira porque está ligado a um ventilador. É um doente psiquiátrico, grande fumador e alcoólico, com sequelas de tuberculose. Para já está vivo.

- Dr.! Sabe do Neurologista? Ele já aqui esteve, mas há doentes à espera e ninguém sabe dele!
- Deixe que eu vou telefonar-lhe!

- Dr.! Sabe dos Cirurgiões?! Chegou um politraumatizado grave …

- Dr.! O doente vai ter de ser transferido acompanhado por enfermeiro e médico!
- E porquê? Já preencheu a folha que identifica essa necessidade?
- Não! Mas eu não me responsabilizo se acontecer alguma coisa no transporte.
- Não se responsabiliza você, mas responsabilizo-me eu, se o preenchimento da folha indicar que vai só acompanhado por enfermeiro. Você não sabe que é necessário adequar os recursos às necessidades?

- Dr.!
- Diga Sr. Enfermeiro!
- Com uma noite tão linda, como a que está lá fora, mande chamar o helicóptero e o doente chega lá num instante!
- Tenha calma que o homem chega lá mais depressa, e mais barato, se for de ambulância. E essa coisa do serviço ficar desfalcado de enfermeiro durante três horas, por muito que vos custe, não é assim que se resolve.

- Dra. R* vai ter de acompanhar este doente na ambulância, que ele está com uma Enfarte do Miocárdio em evolução e Cardiologia recebe-o para cateterismo. Vá jantar qualquer coisa rápido, que tem duas horas de viagem pela frente. Quando chegar acaba o que tem em mãos. Se tiver alguma coisa que seja emergente, diga!
...
- Dr.! O médico da Radiologia está ao telefone e quer falar consigo!
- Sim! Diz!
- São dez horas da noite, e estou há montes de tempo à espera que os maqueiros tragam os doentes. Por este andar não consigo dar conta dos exames até à meia-noite. Vê se eles mos trazem. Ok?
- Ok! A esta hora é sempre um problema, com o jantar e o levar doentes para o internamento. Ainda por cima hoje houve muitos acidentados. Mas eu vou mandar pôr aí alguns!
...
...
...

Sem comentários: