sábado, 26 de março de 2011

JESU XPI PASSIO
























Há anos que questiono este nicho no muro exterior de minha casa. Sempre o pensei relacionado com Santiago, uma vez que por aqui passa um dos caminhos, e até já estive para lá colocar uma vieira e uma cabaça, enquanto não lhe decifro o original.

Hoje numa navegação pelo Google Earth tropecei numa fotografia dele, embora incorrectamente colocado na rua do Valadouro.

Quem me ajuda na definição do que estaria lá dentro? Um fresco? Umas alminhas com um Cristo em baixo-relevo?


O sinal que está na pedra do canto inferior esquerdo da fotografia, é descrito na Google como “JESU XPI PASSIO”, simbolo usado pelos “Passionistas”, mas no seu interior não é possível ler “JESU XPI PASSIO” que significa – Jesu: Jesus em hebreu, XPI: contracção de Cristo em grego, Passio: paixão em latim, que eram as três línguas faladas no tempo de Jesus.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia.
Você encontrou uma curiosa o bastante, para querer ajudá-lo!
Em primeiro lugar, o que é nicho?
E onde vc vê alminha...?
É naquele símbolo da rua dos Pinheirais?

capitão disse...

nicho: substantivo masculino:
reentrância ou vão em parede ou muro onde se colocam estátuas, imagens; charola.

capitão disse...

As alminhas em Portugal, na Galiza chamadas de petos de ânimas, são padrões de culto das almas do purgatório, hoje consideradas património artístico-religioso. São pequenos altares onde se pára um momento para deixar uma oração e, por vezes uma esmola pelas almas. É frequente encontrar velas e lamparina acesas, deixadas pelas pessoas que passam no local, ou mesmo oferendas de flores.