quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Comprar ou alugar casa?



Faça contas.
Analise o valor a pagar pelo crédito + os seguros, e certifique-se de que o seu rendimento familiar possibilita o pagamento desses encargos.
Depois tenha em conta que os rendimentos da sua família podem regredir, por poder perder o emprego ou lhe reduzirem o salário, conte com os aumentos dos impostos e a redução de benefícios sociais que o vão obrigar a maior despesa corrente.
Considere também que as casas em Portugal estão a desvalorizar, pelo efeito demográfico de envelhecimento da população e pelo grande número de casas devolutas.

Pode correr o risco de comprar uma casa que hoje vale 150.000 Euros, para a qual pede ao Banco um empréstimo de 100.000 Euros, e por uma qualquer razão deixar de poder cumprir o empréstimo.
Então o Banco penhora-lhe a casa e vende-a em leilão e é provável que o preço de venda nestas circunstâncias não atinja os 50.000 Euros.
Dependendo do contrato que fez, pode ter perdido não só os seus 50.000 Euros, como ficar com uma dívida de 50.000 Euros mais os juros do dinheiro que pediu.

Era melhor ter alugado e se não conseguisse pagar, mudar para casa de renda mais baixa.

Sem comentários: