sábado, 27 de agosto de 2011

Desempregados



Toda a pessoa tem direito ao trabalho, a livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e a protecção contra o desemprego - está escrito na Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 10 de Dezembro de 1948.
O trabalho, para além de ser fundamento da ordem económica, assegura a dignidade da existência humana, que um subsídio de desemprego não substitui.
Um país com 11% de desempregados, mesmo com um razoável apoio social, é uma bomba relógio, à espera que um pequeno desaire a faça explodir.

Agora uma história que li, há muitos anos, no Reader´s Digest, e que tem tudo a ver com isto.

Um fulano morre e a sua alma é recebida por um anjo que lhe abre uma porta dourada que dá acesso a um espaço ricamente decorado e lhe oferece uma poltrona no meio de mesas com as mais requintadas iguarias. Ainda mal se tinha sentado, quando lhe surge um criado de libré, que delicadamente lhe pergunta o que deseja. Surpreso, pergunta se pode pedir tudo o que quiser. Resposta: TUDO!
Aí a alma dá asas à imaginação e desata a pedir das coisas banais às mais extravagantes a que não teve acesso aquando da sua passagem na terra, desde comida, a favores sexuais, viagens, saunas, automóveis, … o que um cristão é capaz de se lembrar.
Passados dias a variar de prazer em prazer, a alma chamou de novo o criado e disse-lhe: “Eu agora gostava que me arranjasses qualquer coisa que fazer!"
O bom do criado, vergou-se na sua frente e, respeitosamente, disse-lhe: -“Trabalho aqui não é possível, mas pode continuar a pedir tudo o que desejar, que lhe será imediatamente cedido!”
A alma deu mais uma volta à cabeça, e na impossibilidade de lhe ocorrer novo desejo, revoltou-se e disse-lhe, asperamente: - “Mas que raio de Céu é este, onde não se pode fazer nada?”, e aí o criado retrucou: - “Senhor, isto aqui não é o Céu. O Senhor está no Inferno!”

Sem comentários: