quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Só se quer ser senhor do futuro para poder mudar o passado

... Mirek reescreve a História exactamente como o Partido Comunista, como todos os partidos políticos, como todos os povos, como o homem. Proclamam que se quer construir um futuro melhor, mas não é verdade. O futuro é só um vazio indiferente que não interessa ninguém, mas o passado está cheio de vida e o seu rosto irrita, revolta, fere, a ponto de o querermos destruir e voltar a pintar. Só se quer ser senhor do futuro para poder mudar o passado. Luta-se para se ter acesso aos Laboratórios em que é possível retocar as fotografias e reescrever as biografias e a História.
in “O livro do riso e do esquecimento” de Milan Kundera.
Quando li este livro, há ~15 anos, sublinhei esta frase onde leio a amargura de quem está ferido por anos de estagnação.
Milan Kundera (1929 - ) Brno, Checoslováquia. Em 1968 pôs em causa a invasão soviética - Primavera de Praga. Em 1975 exila-se em França e em 1979 escreve este livro

1 comentário:

Unknown disse...

Olá "capitão", partilho consigo a admiração pelo mais que nobilizável Kundera. Note que essa obra de Kundera foi escrita há 30 anos atrás. Actualmente, e face aos métodos de divulgação que existem os senhores do futuro têm é que carregar com o peso do passado. Não é possível eliminar tantos testemunhos. Hoje, todos sabemos que o gorro de pele na cabeça de Gottwald era de Clementis, e esse gorro pesará para sempre nessa cabeça.