quarta-feira, 25 de março de 2009

Pânico
























Perturbação de Pânico é uma condição psiquiátrica, caracterizada por episódios de medo intenso e início súbito, que duram de alguns minutos a 1 hora e que frequentemente se acompanham de sintomas de sofrimento orgânico.
É um diagnóstico difícil, principalmente quando se associa a uma qualquer doença grave e, como tal, pode não ser diagnosticado.

A Tânia era funcionária do Hospital e tinha estado internada no mês anterior com um Enfarte Agudo do Miocárdio, que decorrera sem complicações. Fora efectuada “estratificação de risco” e, por se concluir por doença de baixa gravidade, optara-se por terapêutica médica.

No mês seguinte entrou 3 vezes no Serviço de Urgência, com sintomas sugestivos de novo enfarte. De todas as vezes despoletou os gestos dirigidos à doença cardíaca, que não se confirmou, sem nunca lhe diagnosticarem Pânico, e lhe escalarem a terapêutica que já tomava para a Ansiedade.

À 3ª ficou na Sala de Observações a aguardar análises, já com todo o pessoal a catalogá-la de “maluca!”, pois a proximidade de anos a fio, tem estes custos.
Depois de medicada, foi-lhe diminuida a prioridade.
Apelativa e sem resposta suficiente de médicos ou enfermeiros, questionou um maqueiro, seu conhecido de muitos anos, que por ali passava:
-" Oh! Zé!. Oh Zézinho! Ajuda-me, que eu vou morrer! Ajuda-me!"

O Zé, com a certeza das "conversas de corredor", responde, enquanto se lhe chega:
-“Ouve lá! Tu dizes que vais morrer, e pedes-me ajuda? A mim, que sou maqueiro?
- Olha! Se vais mesmo morrer, ajuda-me tu, e vai a pé para a Morgue!”

E com isto se foi.

Sem comentários: