quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Novos projectos
























Os programas são listas de boas intenções.
Não é possível reformar, sem reformar a informação de modo a que ela revele a eficiência dos serviços, a qualidade dos cuidados prestados, o acesso.
Uma informação transparente, conhecida não só dos gestores, mas também do cidadão.
Uma reforma «não se pode confinar à mera consagração de novas siglas”…
Constatino Sakellarides
......
- “Vais para Viana do Castelo? Cuida-te. É que lá transforma-se o Idiopático em Iatrogénico!”

Era e é como em todo o lado. Não se mede.
Este é um dos pontos onde tem de haver mudança, disponibilizando informação para os profissionais e para o público, mesmo que se tenha de aprender a viver com ela.
Medir o tamanho das listas de espera pode ter a sua importância, mas há muita outra informação que é tão ou mais importante e que fica por dar, como a título de exemplo: Mortalidade perioperatória e até aos 30 dias das grandes cirurgias electivas (programadas) efectuadas. Erros de diagnóstico que motivaram grandes gestos terapêuticos. Complicações evitáveis nos procedimentos de diagnóstico e tratamento. Admissões e dias de internamento injustificados.

E porque é que são importantes estes dados?
Para que a Gestão possa ser responsabilizada por não implementar medidas que proporcionem condições seguras para os doentes e para os profissionais que aí desenvolvem suas actividades de trabalho.
Para os Leigos:
Iatrogénico - Diz-se de uma perturbação ou de uma doença que é provocada pelo médico ou no decurso de intervenções diagnósticas ou terapêuticas.
Idiopático é um adjectivo usado em medicina com osignificado de "causa obscura ou desconhecida".

Sem comentários: